Exercicios precipitacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (413 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNA – Centro Universitário
Engenharia Civil – 5º período – manhã
Exercícios de precipitação
Alunos: Paula Senna; Julio Cezar

1)
Precipitações Convectivas: Típicas de regiões tropicais são degrande intensidade e curta duração, concentradas em pequenas áreas (chuvas de verão). São provocadas pela intensa evapotranspiração de superfícies úmidas e aquecidas.
Formação: O aquecimento desigualda superfície terrestre provoca o aparecimento de camadas de ar com densidades diferentes, o que gera uma estratificação térmica da atmosfera em equilíbrio instável. Se esse equilíbrio, por qualquermotivo (vento, superaquecimento), for quebrado, provoca uma ascensão brusca e violenta do ar menos denso, capaz de atingir grandes altitudes.

Precipitações Orográficas:Tipo de chuva muito comum nolitoral é de pequena intensidade, e longa duração. Resulta da ascensão mecânica de correntes de ar úmido horizontal sobre barreiras naturais, tais como montanhas.

Formação: A umidade não conseguetranspor a barreira natural, esta fica contida, acumulando-se, elevando-se até se resfriar em grandes altitudes e se condensar.

Precipitações Frontais:É uma classificação da precipitação ciclônica(existe a frontal e a não frontal). A precipitação frontal o tipo mais comum, caracteriza-se são causadas pelo encontro de uma massa fria (e seca) com outra quente (e úmida), típicas das latitudesmédias.São de longa duração e apresentam intensidades de baixa à moderada, espalhando-se por grandes áreas.

Formação:O ar frio, mais pesado faz o ar quente subir na atmosfera. Com a subida da massa de arquente e úmida, há um resfriamento da mesma que condensa e forma a precipitação.

2)

As grandezas que caracterizam as precipitações são a altura pluviométrica (H ou P) - Normalmente dada emmilímetros. Aintensidade (i)- Geralmente, é expressa em mm/h, mm/min ou mm/dia. ADuração (min ou h) -Dada em minutos ou horas e a frequência da precipitação – séries mensais ou anuais.

3)

Método...
tracking img