Exercicios de tratamento de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO: ENGENHARIA DE MINAS

PROF.: JOAQUIM CARVALHO, M.Sc
DISCIPLINA: TRATAMENTO DE DADOS

ALUNO(A): FELIPE THIAGO NERES DE SOUSA SENA MATRÍCULA: 107254310


DATA DE ENTREGA: 18/09/2012



Lista de Exercícios


Conceitos Fundamentais e o Método Estatístico
1o) A partir das diferenças entre os métodos: experimental e estatístico, ecite ao menos um exemplo de aplicação de cada um destes métodos em uma das áreas de atuação do seu curso. (Sugestão: pesquise em livros, revistas e/ou internet)
Método Experimental
Com a crescente utilização da areia artificial (resíduo proveniente do britamento do basalto) na região de Passo Fundo (RS), o estudo busca definir o método de dosagem de areia para concretos convencionais, e queresulte em concretos com os requisitos exigidos pela norma. Serão testadas três formas de dosagens (método Mehta Aïtcin, o método do CIENTEC e o método do IPT/EPUSP), em que a partir desses experimentos definirá qual método de dosagem será mais adequado para a utilização da areia naquela região do estudo.[1]


Método Estatístico
 Quais as causas que definem o preço do minério de ferroquando a sua oferta diminui? Seria impossível, no momento da pesquisa, manter constante a uniformidade do valor desse mineral, a procurado dos consumidores, nível geral de preços de outros produtos.

2o) Com relação ao método Estatístico, qual das fases deste método em que se constrói tabelas e/ou gráficos para expor os dados observadas. E qual (ou quais) a(s) fase(s) que a sucede?

Aconstrução de tabelas e/ou gráficos se dá na fase de apresentação dos dados, a qual acontece à exposição dos dados processados, após a esta fase ocorre a analise dos dados, esta compreende a etapa final e que é responsável pela discussão e a conclusão dos resultados. Caso a pesquisa venha ser por amostragem poderemos realizar a mensuração dos parâmetros a partir destes resultados.

3o) Qual é adiferença entre população e amostra?

A diferença entre a polução e amostra, é que na população utiliza-se o conjunto de todos os itens (pessoas, coisas, objetos) de interesse no estudo, já na amostra usa-se o subconjunto não nulo e finito, representativo da população.
4o) Quais as vantagens e desvantagens do Censo e da Estimação?
Vantagens: Admite-se erro processual zero e tem confiabilidadede 100%.
Desvantagens: Caro, lento e quase sempre é desatualizado e nem sempre é viável.

5º) Cite ao menos dois exemplos de variáveis (qualitativa e quantitativa) dentre as áreas de atuação profissional do seu curso. (Sugestão: consulte TCCs e/ou entreviste professores ou egressos do seu curso).
Qualitativa: Tipo de minério, tipo de rejeito e cor do minério.
Quantitativa: Peso do minério,resistência de materiais e tamanho do minério.

6o) Como o método estatístico pode ser útil a um gestor de negócios, nas suas decisões?

É de grande importância para a precisão das tomadas de decisões, para que possa-se evitar erros, tendo como consequência prejuízos financeiros, sociais e/ou ambientais por parte da gestão.


7o) Qual é a diferença entre as técnicas de amostragens:proporcional estratificada e por conglomerados?

A diferença as amostragens por conglomerados e a amostragem proporcional estratificada e que a amostragem por conglomerados utiliza-se todos os elementos dos conglomerados selecionados, enquanto a proporcional estratificada utiliza uma amostra de seus membros de cada estrato.


8o) Por quê em algumas pesquisas as variáveis estudadas nãopodem ser classificadas como paramétricas? Cite ao menos um exemplo de pesquisa por estimação em que as variáveis que afetam o fenômeno objeto do estudo são classificadas em não-paramétricas.

Por que em determinadas amostras na é possível utilizar métodos estatísticos, há uma escolha deliberada dos elementos da amostra. Como por exemplo, o que segue abaixo:
Um determinado Pesquisador...
tracking img