Exercicio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (601 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 10
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
A. QUESTÕES
1. "A análise de balanços só utiliza o Balanço Patrimonial." Analise a afirmativa.
R.: No final do século passado, banqueirosamericanos solicitavam apenas o Balanço às empresas que desejavam contrair empréstimos, isto fez com que a Análise das Demonstrações Financeiras ficasse associado a expressão “Análise de Balanços”. Porém aAnálise das Demonstrações Financeiras efetua análise de todas as demonstrações financeiras e não apenas do balanço, não sendo o termo análise de balanço o melhor, porém é o mais utilizado.

2. Qual afinalidade principal do uso dos quocientes?
R.: Os quocientes têm como finalidade principal permitir a extração de tendências e compará-las com padrões preestabelecidos. A finalidade dessa análise –que pode ser tanto no âmbito da empresa quanto em relação ao segmento/concorrentes - é, mais do que retratar o que aconteceu no passado, fornecer algumas bases para inferir o que acontecerá nofuturo.

3. Quais as Demonstrações Financeiras que devem ser analisadas?
R.: - Balanço Patrimonial(BP)
- Demonstração do Resultado do Exercício(DRE)
- Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC)- Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos.

4. O que acontece com o quociente de liquidez corrente quando uma empresa substitui dívidas de longo prazo por dívidas de curto prazo?
R.: Oquociente de liquidez corrente relaciona quantos reais dispomos, imediatamente disponíveis e conversíveis em certos prazos em dinheiro, com relação às dívidas de curto prazo.
O quociente deliquidez corrente de uma empresa diminui quando esta substitui dívidas de longo prazo por dívidas de curto prazo uma vez que o Ativo Circulante permanecerá inalterado e o Passivo Circulante será aumentado.5. Qual o quociente que detecta a saúde financeira, no longo prazo, do empreendimento?
R.: Liquidez Geral detecta a saúde financeira do empreendimento no longo prazo..

6. "A análise...
tracking img