Exercicio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3797 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CADERNO DE EXERCÍCIOS CADERNO WINDOWS ITI / DE EXERCÍCIO ITI / Sistema Operacionais

CADERNO DE EXERCICIO DE ITI / Sistema Operacionais

1

CADERNO DE EXERCÍCIOS CADERNO WINDOWS ITI / DE EXERCÍCIO ITI / Sistema Operacionais
1ª AULA

1) CONCEITO DE ITI ITI (Introdução a Tecnologia da Informação) - É a parte teórica que fala a respeito do computador, ou seja, é a base para se conhecercomo o computador funciona.
1.

2. COMO SURGIU A COMPUTAÇÃO? Uma curiosidade de explicar e compreender o mundo é o estímulo que leva os homens a estudarem o seu passado. Arnold Toynbee

Há muito tempo o homem vem tentando livrar-se dos trabalhos manuais e repetitivos, dentre os quais estão as operações de cálculos e a redação de relatórios. • Ábaco chinês - foi o primeiro dispositivo manual pararesolução de cálculos, foi construído por volta de 2600 a.C.

• Estrutura de Napier: No final do século XVI, o matemático escocês John Napier (l550-1617), idealizou um calculador com cartões que permitia a realização de multiplicações.



Máquina Aritmética de Pascal (Pascalina): primeira calculadora mecânica do mundo, planejada por Blaise Pascal em 1642.

2

CADERNO DE EXERCÍCIOSCADERNO WINDOWS ITI / DE EXERCÍCIO ITI / Sistema Operacionais

• Calculadora Universal: inventada pelo Alemão Leibnitz em 1672, executa as quatro operações básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão.

• Máquina Analítica ou Diferencial: foi apresentado por Babbage, na Inglaterra em 1822, era capaz de resolver equações polinômicas através de diferenças entre números, e assim, de efetuaros cálculos necessários para construir tabelas de logaritmos. A máquina tinha a capacidade de receber dados, processá-los, armazená-los e exibi-los. Graças a ela, Babbage ficou conhecido como o pai do computador.

ENIAC - (Electrical Numerical Integrator and Calculator) foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala. Criado em fevereiro de 1946 pelos cientistas norte-americanos,John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company. Ele começou a ser desenvolvido em 1943 durante a II Guerra Mundial para computar trajetórias táticas que exigissem conhecimento substancial em matemática, mas só se tornou operacional após o final da guerra.

3

CADERNO DE EXERCÍCIOS CADERNO WINDOWS ITI / DE EXERCÍCIO ITI / Sistema Operacionais
2.

3. AS GERAÇÕES DOS COMPUTADORES Oscomputadores atuais evoluíram, com o passar do tempo, de forma gradual e com várias etapas tecnológicas, acompanhe na tabela a seguir o que marca cada geração: Geraçã o Período Circuitos Imagem



1940-1952

Válvulas a vácuo



1953-1964

Transistores

1965-1971 3ª

Circuitos Integrados



1972-1981

Microprocessador



1982-dias atuais

Inteligência Artificial,Linguagem natural

Características mais importantes que marcam o início de uma nova geração são: Miniaturização. Confiabilidade. Complexidade. Velocidade de Cálculo. Sistema de utilização. 4. O que é Informática?

INFORMÁTICA podemos definir a informática como : "a ciência que estuda o tratamento automático e
racional da informação". O termo informática foi criado em 1962, na França, dacontração das palavras INFORmation e autoMATIQUE (INFORMAÇÃO AUTOMÁTICA).

4

CADERNO DE EXERCÍCIOS CADERNO WINDOWS ITI / DE EXERCÍCIO ITI / Sistema Operacionais
5. Linguagem do computador

A linguagem que o computador entende é uma linguagem digital conhecida como linguagem binária ou linguagem dos bits. Na verdade o computador não reconhece símbolos e caracteres, e sim um mapa de bits decada caractere formado pelos bits 0 e/ou 1. A capacidade de armazenamento é contada em: 1.bit - é a menor unidade de informação em qualquer computador, representado pelo símbolo 0 ou 1. (bit desligado=0 e ligado=1)

EX:

2.Byte - é o conjunto de 8 bits.

EX:

Obs: 1 Byte equivale a uma letra, ou seja, se eu digitar um texto com 10 letras ele terá 10 Bytes.

MEDIDA bit Byte Kilobyte (Kb)...
tracking img