Exercicio-sistema de banco de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: Tecnologia da Informação – Banco de dados Turma: Dezembro/2011
Disciplina: Sistema de Banco de Dados -Esp. 1 Tutor: Flávio Pelegrinelli.
Aluno: Hugo Miranda Pinto.
ATIVIDADE: Unidade I, Modelagem de Dados, ( 1 ) Atividade 2.
Especificação da Atividade: Com base na leitura da Unidade I, responda as questões no memorial.

1) Defina banco de dados.


É um Sistema de Planihas(Tabelas ouEntidades) organizadas, vinculadas, estruturadas, mantidas por um conjunto de aplicações, alimentadas por dados interrelacionados de informações geradas no di-a-dia por Empresas Públicas e Privadas. Essas informações podem ser adicionadas, alteradas e atualizadas de forma coordenada.


2) Descreva as caracteristicas de um SGBD.

Controle de redundância: o banco de dados deve ser capaz de garantir queos dados não tenham duplicidade. Isso normalmente é conhecido como integridade referencial. Desta forma, não seria possível incluir dois registros com o mesmo código (chave primária). Também não seria possível excluir um registro que tivesse relacionamento com outras tabelas (chave estrangeira). Esta integridade é a base do modelo relacional, portanto é necessário que o banco de dados tenha acapacidade de gerenciar o controle de redundância.
A redundância desnecessária de dados leva ao armazenamento excessivo de informações, ocupando espaço que poderia estar sendo utilizado com outras informações.

Compartilhamento de Dados
A utilização de um SGBD permite que múltiplos usuários acessem o banco de dados ao mesmo tempo, permitindo que múltiplas aplicações integradas possam acessá-lo. OSGBD multiusuário necessita manter o controle de acessos simultâneos (concorrência) para assegurar a qualidade do resultado de atualizações, bem como fornecer recursos que permitam a construção de múltiplas visões.

Restrição a Acesso não Autorizado
Um SGBD permite que seja criado um subsistema de autorização e segurança, o qual é utilizado pelo DBA para criar contas de acesso e especificar asrestrições de cada conta, sendo estendido tanto para acesso aos dados quanto ao uso de softwares inerentes ao SGBD.

Representação de Relacionamentos Complexos entre Dados
Um banco de dados permite que seja catalogada uma variedade de dados que estão inter-relacionados de várias formas.
Por sua vez, um SGBD fornece uma série de recursos para representar uma grande variedade de relacionamentos entre osdados, bem como recuperá-los e atualizá-los de maneira prática e eficiente.


Padronização
A abordagem de base de dados permite que o DBA defina e obrigue a padronização entre os usuários da base de dados em grandes organizações. Isso facilita a comunicação e a cooperação entre vários departamentos, projetos e usuários.
Padrões podem ser definidos para formatos de nomes, elementos de dados, telas,relatórios, terminologias.
É possível utilizar esse recurso, com maior facilidade, em um ambiente de base de dados centralizado, em comparação com um ambiente onde cada usuário ou grupo tem o controle de seus próprios arquivos e programas de aplicação.

Flexibilidade
Mudanças nos requisitos podem acarretar a necessidade de modificações na estrutura de um banco de dados. Por exemplo, um novo grupode usuários pode surgir com necessidade de informações adicionais, ainda não disponíveis na base de dados. Alguns SGBDs permitem que tais mudanças na estrutura da base de dados sejam realizadas sem afetar a maioria dos programas de aplicações existentes.

Redução do Tempo de Desenvolvimento de Aplicações
Uma das características mais significativas da abordagem de base de dados é o tempo reduzidopara o desenvolvimento de novas aplicações, como a recuperação de certos dados da base de dados para a impressão de novos relatórios.
Projetar e implementar uma nova base de dados pode tomar mais tempo do que escrever uma simples aplicação especializada de arquivos. Porém, uma vez que a base de dados esteja em uso, geralmente é bastante reduzido o tempo para se criar novas aplicações, usando-se...
tracking img