Nematoides das plantas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1216 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Entre as doenças que afetam a produtividade de fruteiras de clima temperado, aquelas causadas por nematoides assumem grande importância em virtude dos sérios prejuízos causados à planta e, indiretamente, ao produtor, pela redução dos lucros. O nematoide fita parasita prejudicam as plantas pela ação nociva sobre o sistema radicular que, por sua vez, afeta a absorção e a translocação de nutrientes,alterando a fisiologia da planta. Esses organismos também podem predispor a planta a doenças e a estresses ambientais ou atuarem como transmissores de outros patógenos.
Doenças causadas por nematoides
Entre fruteiras de caroço, a maioria dos trabalhos associados com fitonematoides foi realizada com a cultura do pessegueiro. Já foram relatadas mais de 30 espécies de nematoides fitoparasitas empessegueiro, destacando-se como mais importantes Meloidogyne spp., Mesocriconema spp., Xiphinema spp. e Pratylenchus spp. Esses nematoides podem reduzir o vigor e a produção do pomar e, ocasionalmente, em conjunto com outros fatores, causar a morte da planta.

Nematoides-das-galhas
Distribuição geográfica - Os fito nematoides desse gênero têm sido relatados, frequentemente, causando danoseconômicos em fruteiras de caroço nas mais variadas regiões do mundo. As principais espécies prejudiciais ao pessegueiro são: M. javanica, M. incoginta, M. arenaria e M. hapla. Em levantamentos realizados em pomares de pessegueiro do Rio Grande do Sul, as espécies detectadas e associadas com maior frequência ao sistema radicular das plantas, foram M. javanica e M. incoginta.
Sintomatologia -Visualmente pode ser observada a presença de engrossamento (galhas) nas raízes do pessegueiro atacado. As plantas afetadas apresentam sinais de enfraquecimento, baixa produção, desfolhamento precoce e declínio prematuro, podendo ocorrer, ocasionalmente, a morte da planta, sendo os sintomas potencializados sob condições de seca.
Ciclo de vida e epidemiologia - As espécies de Meloidogyne que atacam opessegueiro inicialmente penetram na raiz, na fase infectiva - juvenil de segundo estágio(J2). Posteriormente, os machos adultos abandonam o sistema radicular, e, as fêmeas, permanecem no interior das raízes, como endoparasitas sedentárias, até o final do seu ciclo de vida, induzindo a formação de galhas. O ciclo de vida do nematoide das galhas é de aproximadamente quatro semanas, podendoprolongar-se sob condições de temperatura mais favoráveis. Temperaturas inferiores a 20oC ou superiores a 35oC e condições de seca ou de encharcamento do solo afetam o desenvolvimento e a sobrevivência do nematoide. Geralmente, o pessegueiro sofre mais danos, pelo nematoide, em solos arenosos do que em solos de textura mais fina.

Controle - A produção de mudas em viveiro deve ser realizada em locaisisento de nematoides, uma vez que plantas contaminadas são importantes agentes de disseminação desse patógeno e de outras doenças, podendo comprometer a sanidade do pomar futuramente. Para produção de mudas em viveiro, é importante que se envie, anteriormente ao plantio, uma amostra de raízes e de solo do local para um laboratório especializado, visando à determinação da presença e identificação depossíveis nematoides fito parasitas.

Nematóide-anelhado
Distribuição Geográfica e Ocorrência - Os nematóides anelados são comumente disseminados e associados a muitas plantas hospedeiras. Mesocroconema xenoplax e M. curvata são os principais fitonematóides deste grupo que afetam as fruteiras de caroço e a amendoeira. Estes nematóides são amplamente distribuídos, tendo sido detectados naAmérica do Norte, Europa, África, Ásia e América do Sul. Altas populações de M. xenoplax são freqüentemente encontradas em pomares de pessegueiro, afetando as plantas.

No Brasil, a ocorrência de M. xenoplax, associada à morte-precoce-do pessegueiro, vem do Estado de São Paulo. No Rio Grande do Sul, essa espécie está amplamente distribuída nos pomares de pessegueiro. Estudos realizados no início da...
tracking img