Exercicio de sistemas digitais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de laboratório N.º 5 (Blocos de Lógica e Aritmética)_

Sistemas Digitais
Página 1 de 16

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO Engenharia Informática

SISTEMAS DIGITAIS 2002/2003

TRABALHO DE LABORATÓRIO N.º 5
Blocos de Lógica e Aritmética.

Alunos: Número Nome

Grupo: Nome do Docente:

Data:

________

Luis Miguel Tavares

ESTIG - Engenharia Informática Trabalho de laboratório N.º 5 (Blocos de Lógica e Aritmética)_

Sistemas Digitais
Página 2 de 16

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO Engenharia Informática

SISTEMAS DIGITAIS 2001/2002

TRABALHO DE LABORATÓRIO N.º 5
Blocos de Lógica e Aritmética

Elaborado por Miguel Tavares

Luis Miguel Tavares

ESTIG - Engenharia Informática

Trabalho de laboratório N.º 5 (Blocos de Lógica eAritmética)_

Sistemas Digitais
Página 3 de 16

TRABALHO DE LABORATÓRIO
Implementação de circuitos que realizam blocos de lógica e aritmética. Elementos somadores. Bloco de lógica e aritmética.

Objectivos do Trabalho
Neste trabalho são implementados e testados circuitos complexos de multiplexagem e codificação, bem como circuitos de sincronização de variáveis de entrada com o sinal derelógio do sistema. Pretende-se ainda a implementação e teste de circuitos que implementam funções lógicas e aritméticas. Tenta-se chegar à estrutura de um bloco ALU – Arithmetic and Logic Unit. A análise de todos os circuitos apresentados nos guias de laboratório, bem como as questões relacionadas com projectos de circuitos, deverão ser efectuados previamente pelos alunos, devendo ser obtidos todos osresultados teóricos referentes a cada circuito ou questão apresentada. Na sessão de laboratório os alunos deverão obter todos os resultados experimentais necessários para efectuar uma análise comparativa entre estes e os resultados obtidos teoricamente. Será aqui efectuado o esclarecimento de dúvidas relativas ao trabalho, e todo o processo de verificação dos circuitos de modo a obter o seucorrecto funcionamento. Ao longo dos enunciado são colocadas questões e indicada a sequência de operações a realizar na sessão de laboratório. Poderá ser feita a indicação em cada questão do modo como esta deve ser tratada: [T] teórica, indicando que a questão deve ser tratada e respondida por análise teórica (normalmente antes da sessão de laboratório); [E] experimental, indicando que a questão é derealização laboratorial; e [C] comentário, indicando que deverão ser feitos comentários relativamente aos resultados experimentais obtidos. O relatório dos trabalhos de laboratório deverá apresentar as respostas a todas as questões colocadas, e seguir as linhas de orientação apresentadas no enunciado. Todas as respostas deverão ser justificadas. O relatório deve ser escrito em letra legível, semrasuras, onde deverá constar a identificação dos alunos que o realizaram, bem como a data da sua realização.
Luis Miguel Tavares ESTIG - Engenharia Informática

Trabalho de laboratório N.º 5 (Blocos de Lógica e Aritmética)_

Sistemas Digitais
Página 4 de 16

Deve ser utilizado o próprio guia de laboratório para elaboração do relatório, sendo inseridos anexos, quando necessário, paralogigramas de circuitos ou outro material achado por necessário (por exemplo, a bibliografia consultada).

1. Bloco codificador com prioridades
Nesta secção pretende-se a construção de um codificador com prioridades, tendo quatro variáveis de entrada - I0, I1, I2, e I3 – e duas variáveis de saída, O0 e O1. Quando apenas uma das variáveis de entrada estiver activa (a 1), a saída deverá codificar na basebinária o índice da variável de entrada, o que pode ser representado pela seguinte tabela de verdade: I0 1 0 0 0 I1 0 1 0 0 I2 0 0 1 0 I3 0 0 0 1 O0 O1 0 0 1 1 0 1 0 1

Quando exista mais de uma variável de entrada activa, o codificador estabelece prioridades, que deverão ser obtidas da seguinte forma: Some o número de aluno dos elementos do seu grupo e divida o resultado por 4. O resto da...
tracking img