Exerc cios pr tica 1 aminoacidos

634 palavras 3 páginas
Exercícios
1 Em que se fundamenta a reação do biureto e que grupos nas proteínas são responsáveis por esta reação?
A reação do biureto é devido às ligações peptídicas, dando positiva para proteínas e peptídeos com três ou mais resíduos de aminoácidos. A reação é positiva para as substâncias que contêm 2 ou mais grupos carbamínicos (-CO-NH2) ligados diretamente ou através de um único átomo de carbono ou nitrogênio. Esse é o caso do biureto, que dá reação positiva e donde provém o nome da mesma.

2 Qual a importância das reações de coloração das proteínas?
Devido as ligações peptídicas e a presença presença de diferentes aminoácidos, as proteínas reagem com uma variedade de reagentes, formando produtos coloridos. As reações de coloração permite a caracterização dessas pela análise de suas propriedades químicas e físicas, como ligações peptídicas, solubilidade e estrutura molecular. As reações de coloração não alteram a estrutura da proteína. Estas reações são importantes tanto na detecção, como na dosagem de proteínas na solução.

3 Em que condições de pH as proteínas são melhor precipitadas por sais de metais pesados? E por reagentes dos alcalóides? Explique.
- As proteínas são melhor precipitadas por sais de metais pesados em pH > pI. Em pH situado no lado alcalino do seu pI, algumas proteínas combinam-se com cátions de metais pesados, formando proteinatos insolúveis.

- As proteínas são melhor precipitadas por reagentes dos alcalóides quando pH da solução estiver igual ao pI da proteína. Os reagentes para alcalóides são ácidos que além de precipitarem alcalóides também podem combinar-se com as proteínas que possuem cargas positivas e quando pH da solução estiver igual ao ponto isoelétrico da proteína, forma-se complexos insolúveis. Exemplo destes compostos são: ácido pícrico, ácido sulfossalicílico, ácido tricloroacético, etc.

4 Explique os fenômenos de “salting-in” e “salting-out”.
- Em concentração reduzida, os sais aumentam a solubilidade de muitas

Relacionados

  • HEMATOLOGIA RESUMO MED
    34322 palavras | 138 páginas
  • Bizús de enfermagem
    145457 palavras | 582 páginas
  • ANTISERI Dario REALE Giovanni
    148585 palavras | 595 páginas