portf lio de Estrutura e Funcionamento de ensino

622 palavras 3 páginas
Trabalho de Conclusão da disciplina
Estrutura e Funcionamento do Ensino

Nome: Josiene de Oliveira Leite Borges
Código: 1303201

ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS

Introdução Com a ampliação do Ensino Fundamental de oito, para nove anos, a inclusão da criança de seis anos, tornou se obrigatória, a partir da Lei Federal 11.274/2006, assim essas crianças que então encontrava privada da educação escolar ou sem garantia de vagas nas instituições de ensino passam a ter esse direito garantido. A inclusão da criança nas instituições e sua permanência nelas , deve firmar como um direito ao conhecimento a constituição do ser humano e a participação no processo de construção de novos conhecimentos.Para que os alunos tenham um bom desenvolvimento de suas potencialidades é necessário que a ação educativa envolva uma boa orientação teórico metodológica, na qual se defina os objetivos de ensino , a organização do trabalho pedagógico , não esquecendo de considerar a realidade sócio cultural dos alunos.
É fundamental um trabalho de qualidade na escola , que propicie a aquisição do conhecimento , respeitando a especificidade da infância nos aspectos físico,psicológico, intelectual, social e cognitivos. Com a implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos ,ocorreram mudanças na proposta pedagógica relacionada a gestão, projeto pedagógico , formação continuada, currículo , metodologia e conteúdos, materiais, espaços, tempo e a forma de avaliação.O objetivo é adequar o ensino a essas crianças sem que haja rupturas traumáticas por elas , proporcionando assim aprofundamento da concepção de infância , de alfabetização e letramento , dando ênfase ao lúdico e ao brincar com um modo de ser e estar no mundo respeitando o desenvolvimento cognitivo da criança.

DESCRIÇÃO DA OBSERVAÇÃO Observamos que os professores são e estão sendo qualificados para garantir um excelente ensino. Aos seis anos de idade , a criança entra em contato com diferentes formas de representação e sendo

Relacionados

  • Contabilidade Empresarial
    2238 palavras | 9 páginas
  • governança corporativa
    110949 palavras | 444 páginas
  • Plano de negîcios
    26661 palavras | 107 páginas
  • 79e1fee1 fde7 42bb 83f6 25bfc25f10af
    22289 palavras | 90 páginas