O PLANO COLLOR - A inflação em um ano, de março de 1989 a março de 1990 chegou a 4.853%, e no governo anterior teve vários planos fracassados de conter a inflação. Depois de sua posse, Colloranuncia um pacote econômico no dia 15 de março de 1990, o Plano Brasil Novo. Esse plano tinha como objetivo por fim a crise, ajustar a economia e elevar o país do terceiro para o Primeiro Mundo.

Umatentativa sem sucesso de conter a hiperinflação resultou numa das intervenções mais radicais na economia do país. Um dia depois de tomar posse, o então presidente Fernando Collor de Mello e a ministra daEconomia, Zélia Cardoso de Mello, anunciaram o confisco de parte das contas correntes e da poupança dos brasileiros. A medida passou para a história como a principal novidade do Plano Collor.Oficialmente chamado de Plano Brasil Novo, o pacote econômico acabou reduzido, na memória brasileira, ao bloqueio do dinheiro da população. Com o Plano Collor, 80% de todos os depósitos das contas correntes,das cadernetas de poupança e do overnight acima de 50 mil cruzados novos foram congelados por 18 meses. O governo prometeu corrigir o dinheiro pela inflação da época, mas na prática apenas metade dosrecursos foi devolvida. Convertidos aos valores atuais, os 50 mil cruzados novos depois de mudar de nome e cortar 3 zeros corresponderiam a R$ 5.588 cruzeiro, corrigidos pelo Índice de Preços aoConsumidor Amplo (IPCA). Em muitos casos, economias ao longo de uma vida ficaram congeladas no Banco Central. Nesta época muitas pessoas que haviam vendido imóveis para aproveitar os altos juros dapoupança, e posteriormente retirar e comprar um imóvel melhor ficaram com seus recursos retidos, e quando conseguiram liberação do dinheiro não dava para comprar nem o mesmo imóvel de volta o que levou muitagente a loucura e até ao suicídio.

Quando Zélia pegou “emprestado” o dinheiro das poupanças, ela tinha em mente duas coisas. Primeiramente, o governo estaria com dinheiro em caixa, não... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 09). Exemplos de medidas governamentais que influenciaram a vida economica. TrabalhosFeitos.com. Retirado 09, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Exemplos-De-Medidas-Governamentais-Que-Influenciaram/381266.html

MLA

"Exemplos de medidas governamentais que influenciaram a vida economica" TrabalhosFeitos.com. 09 2012. 2012. 09 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Exemplos-De-Medidas-Governamentais-Que-Influenciaram/381266.html>.

MLA 7

"Exemplos de medidas governamentais que influenciaram a vida economica." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 09 2012. Web. 09 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Exemplos-De-Medidas-Governamentais-Que-Influenciaram/381266.html>.

CHICAGO

"Exemplos de medidas governamentais que influenciaram a vida economica." TrabalhosFeitos.com. 09, 2012. Acessado 09, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Exemplos-De-Medidas-Governamentais-Que-Influenciaram/381266.html.