Exemplos de estruturas de texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS
CURSO DE LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA

JANDIR SILVA DOS SANTOS

ESQUEMAS DE DISSERTAÇÃO

Manaus
2012

JANDIR SILVA DOS SANTOS

ESQUEMAS DE DISSERTAÇÃO

Trabalho de aproveitamento para a disciplina Comunicação em Prosa Moderna, ministrada pelo Professor Carlos Eduardo no primeiro período para o Curso de LetrasLíngua Portuguesa na Universidade Federal do Amazonas. Turma 3.

Manaus
2012

Esquemas de Dissertação

Esquema de dissertação nº 1: esquema básico de dissertação

Rotina complicada
Não é exatamente fácil ser um morador da cidade de São Paulo. Entre as principais dificuldades enfrentadas pelos paulistanos todos os dias estão o trânsito caótico, os assaltos constantes e o crescente índice depoluição.
Primeiramente, o trânsito na capital paulista é famoso em todo o Brasil por seus extensos engarrafamentos. A quantidade de veículos vem aumentado de forma exponencial nas últimas décadas, sendo preocupante o fato de que, daqui a alguns anos, a cidade não seja grande o bastante para comportar tamanho fluxo viário.
Em segundo lugar, a segurança da metrópole nunca foi referência.Considerada uma das cidades mais perigosas do país, São Paulo é recordista em ocorrências de assalto, evidenciando assim a inaptidão administrativa não só em lidar com a segurança, mas também com fenômenos de caráter social, como a educação.
Por último, os céus constantemente nublados da cidade revelam uma situação bem mais alarmante: a poluição. Casos de doenças respiratórias tornaram-se frequentes,talvez em consequência do trânsito volumoso que contribui para a emissão de poluentes na capital. Estudos mostram que ser habitante de São Paulo equivale a ser fumante ativo.
Logo, apesar de ser uma das maiores cidades brasileiras, São Paulo não é a melhor. A soma de todos os fatores apresentados, a qual seus moradores são expostos diariamente, resulta em uma menor expectativa de vida, ou seja, mesmoque estes desfrutem do melhor que o progresso oferece para sua cidade, têm menos tempo para fazê-lo.

Esquema de dissertação nº 2: relação causa – consequência

Doenças também levam em conta status social
As doenças infectocontagiosas atingem particularmente as camadas mais carentes da população, Manaus não escapa a essa regra. A proliferação de viroses e bactérias em áreas onde as pessoasnão dispõem de condições de vida favoráveis é rápida e muitas vezes incontrolável.
Isso se dá em função da infraestrutura precária em tais áreas. O excedente populacional, a camada mais propícia ao estado de carência, tende a fixar moradia em locais impróprios para habitação, como margens de igarapés, e sem o acompanhamento do governo, cuja atuação poderia até mesmo ter evitado a existênciadesse excedente, não há saneamento básico adequado.
Consequentemente, doenças como cólera, malária e diversas verminoses tendem a se alastrar entre os habitantes, sendo essa a principal origem de verdadeiras crises epidêmicas uma vez que não se pode isolar tais pessoas do resto da sociedade. Quando a camada mais baixa é comprometida, é quase inevitável o contágio das demais.
Visto isso, éperceptível que campanhas preventivas não bastam para mudar esse tipo de situação, uma vez que ela poderia ser evitada de forma muito mais efetiva, bastando maior dedicação governamental sobre questões de infraestrutura e saneamento básico ou até mesmo em campanhas de conscientização para o planejamento familiar, reduzindo o fenômeno do excedente populacional.

Esquema de dissertação nº 3: abordagem detemas polêmicos

Aborto, ainda uma questão delicada
Como esperado de um tema polêmico, o aborto e sua legalização no Brasil tornou-se ponto de divergência da opinião geral. Dentre os muitos pontos de vista acerca dessa prática, é interessante perceber o confronto entre dois diretamente opostos: o conservador e o liberal.
De um lado, temos os liberais, que veem na prática a solução para a...
tracking img