Exemplo artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1824 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
DAYANNE RODRIGUES








CENTRO HOSPITALAR ESPECIALIZADO EM DOENÇAS TERMINAIS ONCOLÓGICAS: A INFLUÊNCIA DA ARQUITETURA HUMANIZADA NA MELHORA DOS PACIENTES

















BRASÍLIA, 2012




























“... dispor o espaço interno do hospital de modo a torná-lo medicamento
eficaz: não mais lugarde assistência mas lugar de operação terapéutica.
O hospital deve funcionar como uma máquina de curar.”
Michel Foucault em Microfísica do Poder

RESUMO

Com base nas análises dos conceitos de sustentabilidade, arquitetura hospitalar, conforto e qualidade de vida, é notada o quão é importante ter preocupação na execução de projetos hospitalares, desde o pensamento inicial, com os recursosnaturais e a sua adequação ao meio ambiente, até a maneira como o usuário vai se sentir perante a edificação. É proposta uma nova maneira de se ver e fazer os projetos das edificações hospitalares, a partir dos conceitos estudados de arquitetura hospitalar e humanização, a fim de proporcionar aos usuários maior conforto e satisfação no uso desses locais, que na maioria das vezes, causam repulsa aosfamiliares e pacientes,sendo para isso analisar itens como aspectos ambientais, funcionais, de conforto, construtivos e também estéticos.

















PALAVRAS CHAVE: Arquitetura hospitalar, Conforto ambiental, Edifícios sustentáveis, Humanização das edificações.

ABSTRACT

Based on the analysis of the concepts of sustainability, hospital architecture, comfort and qualityof life, it is noted how it is important to concern in the implementation of hospital projects from the initial thought, with natural resources and its adaptation to the environment, to how you will feel towards the building. It proposed a new way to see and do projects of hospital buildings, from the concepts studied and humanization of hospital architecture in order to provide users with greatercomfort and satisfaction in using these sites, which in most cases, cause revulsion relatives and patients, to analyze this items as environmental, functional, comfort, aesthetic and also constructive.


















KEY-WORDS: Hospital architecture, Comfort environmental, sustainable buildings, Humanization of buildings.

SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO..........................................................................................06
2 ARQUITETURA HOSPITALAR...................................................................08
3 ITENS BÁSICOS PARA A HUMANIZAÇÃO DOS HOSPITAIS......................10
4 REFERÊNCIAS.......................................................................................12























1 INTRODUÇÃOEm projetos de edificações com propósito hospitalar, a arquitetura pode desempenhar papel fundamental no bem-estar e subsequente recuperação dos pacientes. A humanização dos espaços possui importância ainda maior nos hospitais por se tratar de ambientes em que a saúde do homem deve receber maior atenção.
A intenção deste trabalho é ressaltar a importância dessa preocupação que o projeto deambientes hospitalares deva ter com os pacientes. Considerar a adequação projetual como partido arquitetônico, ou seja, desde o início do projeto, é uma maneira de projetar em que a realidade dos pacientes direcione o projeto, resultando, consequentemente, em ambientes mais humanos e confortáveis.
Edifícios, cujos projetos são elaborados a partir dos princípios da humanização - a busca do equilíbrioentre crescimento econômico, justiça social e preservação do ambiente - têm condições de ter ambientes que satisfaçam as necessidades de seus usuários, além de permitirem uma interação edifício/recuperação eficiente, economia energética e qualidade dos ambientes projetados.
Os ambientes hospitalares, por estarem diretamente ligados à saúde do homem, requerem mais do que qualquer outro...
tracking img