Exatas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Boletim Técnico da Escola Politécnica da USP

Departamento de Engenharia de Construção Civil

















































ISSN 0103-9830
BT/PCC/285


DESCOLAMENTOS DOS REVESTIMENTOS
CERÂMICOS DE FACHADA NA CIDADE DO RECIFE



Angelo Just

Luiz Sérgio Franco


SãoPaulo – 2001
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
Departamento de Engenharia de Construção Civil
Boletim Técnico – Série BT/PCC


Diretor: Prof. Dr. Antônio Marcos de Aguirra Massola
Vice-Diretor: Prof. Dr. Vahan Agopyan


Chefe do Departamento: Prof. Dr. Alex Kenya Abiko
Suplente do Chefe do Departamento: Prof. Dr. João da Rocha Lima Junior


Conselho Editorial
Prof. Dr.Alex Abiko
Prof. Dr. Francisco Cardoso
Prof. Dr. João da Rocha Lima Jr.
Prof. Dr. Orestes Marraccini Gonçalves
Prof. Dr. Antônio Domingues de Figueiredo
Prof. Dr. Cheng Liang Yee


Coordenador Técnico
Prof. Dr. Alex Abiko

O Boletim Técnico é uma publicação da Escola Politécnica da USP/Departamento de Engenharia de Construção Civil, fruto de pesquisas realizadas por docentes epesquisadores desta Universidade.


Este texto faz parte da dissertação de mestrado de mesmo título, que se encontra à disposição com os autores ou na biblioteca da Engenharia Civil.




FICHA CATALOGRÁFICA



DESCOLAMENTOS DOS REVESTIMENTOS CERÂMICOS
DE FACHADA NA CIDADE DO RECIFE



Ângelo Just
Luiz Sérgio Franco

RESUMO


As edificações situadas em regiõeslitorâneas apresentam um grande número de patologias, motivadas pela agressividade do meio em que se encontram. Na cidade do Recife, o descolamento em revestimentos cerâmicos de fachada é um dos principais problemas encontrados, sobretudo em face da complexidade envolvida na sua produção e a falta de conhecimento generalizada observada naqueles que se propõem a executá-los.

O presentetrabalho trata da análise dessa patologia através da discussão de 10 casos reais encontrados na cidade, precedido por uma descrição dos aspectos mais importantes relacionados com o fenômeno.

Através dessa pesquisa, conclui-se que o descolamento de que se trata pode ser evitado a partir da observância das suas três origens principais: os materiais utilizados, os procedimentos adotados para aprodução e os aspectos relacionados com o projeto.

1.0 INTRODUÇÃO

Durante a concepção de uma edificação, cabe ao projetista analisar as etapas envolvidas nesse complexo sistema, ou seja, a fundação, a superestrutura, as vedações, os revestimentos, as instalações, entre outras. Nesta fase, devem ser previstos todos os condicionantes envolvidos na sua produção e, sobretudo, ocomportamento futuro dos seus elementos e componentes, objetivando um desempenho adequado à finalidade a que se destina.

Entretanto, após concluída a construção, apenas a camada de revestimento permanece exposta, de modo a proporcionar conforto funcional e estético ao seu usuário. Os revestimentos das superfícies externas, em especial as fachadas, são verdadeiros formadores da imagem do imóvel,indicativo do que se deve encontrar no seu interior.

Segundo AMBROSE (1992), a principal impressão causada pelos edifícios nas pessoas consiste no que é visto pelo seu exterior. Para cada oportunidade de análise dos aspectos internos de uma edificação, a pessoa, seja caminhando, ou até de dentro do seu automóvel, faz centenas e milhares de “inspeções” acerca do visual externo dos imóveis,conforme um critério particular de julgamento. Assim, ainda segundo esse autor, os materiais devem ser cuidadosamente selecionados para atender tanto aos aspectos estéticos como também aos de durabilidade.

Para CAPOZZI (1996), a fachada, maior forma de expressão de uma obra, pode-se tornar um diferencial de mercado na venda do imóvel, uma vez que o usuário potencial, cercado por tantas...
tracking img