Henry ford

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ETEC “DEPUTADO FRANCISCO FRANCO”















TRABALHO EM GRUPO DA MATÉRIA
“GESTÃO EMPRESARIAL”






Tema: “HENRY FORD”










Rancharia - SP

Março/2013

ETEC “DEPUTADO FRANCISCO FRANCO”




Alonso Bonfim das Flores Neto

Débora Duarte

Jorge Luis Pulici

Nayara Vieira Trettel

Solange Marques da Silva



TRABALHO EM GRUPO DA MATÉRIA“GESTÃO EMPRESARIAL I”




Trabalho apresentado ao Curso Técnico em Administração de Empresas, como requisito parcial de nota do 1º bimestre/2013, lecionado pelo Professor Eduardo de Lima Silva, a ser entregue em 26/03/2013.














Rancharia - SP

2013


LISTA DE FIGURAS





Figura 1: Henry Ford 05

Figura 2: Linha deMontagem 08

Figura 3: Ford Modelo T 09

SUMÁRIO





1.0 Fundamentação Teórica 05

2.0 Análise Crítica do Assunto Pesquisado 07

2.1 Introdução 07

2.2 Linha de Montagem 07

2.3 Produção em massa 08

2.4 Valorização do Capital Humano 08

2.5 Ford Modelo T 09



3.0Referências Consultadas 10



























1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1.1 Quem foi Henry Ford:

Henry Ford nasceu no estado norte-americano de Michigan no ano de 1863 e faleceu no mesmo estado, com 83 anos no ano de 1947. Construiu durante a sua vida um império invejado e admirado até os dias de hoje, sendo visto como um dos maiores visionários daadministração em todos os tempos. Fundador da Ford Motor Company, foi o primeiro empresário a aplicar a produção em série, de forma a fabricar automóveis em massa, dentro do mais curto espaço de tempo possível e a um menor custo. As áreas da indústria e transporte nos Estados Unidos, foram revolucionadas com o seu automóvel Ford Modelo T. Tendo registrado mais de 161 patentes em seu país, acabou senotabilizando como um inventor extremamente produtivo.
Figura 1: Henry Ford









http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Henry_ford_1919.jpg

No papel de único proprietário da Ford Motor Company, ele tornou-se mundialmente conhecido, além de ter ficado bilionário. É bom salientar, que no dia 16 de junho de 1903, data da fundação da Ford Motor Company, foi investido, em valores daépoca, um capital de US$150.000,00, de doze sócios, sendo que US$28.000,00 foram investidos pelo próprio Ford, com então 40 anos na época.
Consequentemente, ele foi considerado o pai do “fordismo”, sistema que se caracterizou pela produção em massa através do processo de “linha de montagem”, fabricando na época, um carro a cada 98 minutos. Vale ressaltar que ele também impulsionou a valorização damão de obra humana, pois em 1914 pagava a seus funcionários a quantia de 5 dólares por dia, duplicando o valor pago até então.
Ford foi um notável pacifista e enxergava no consumismo um atalho para a paz, o que o fez dizer certa vez: "o dinheiro é a coisa mais inútil do mundo; não estou interessado nele, mas sim no que posso fazer pelo mundo com ele". Ele não tinha plena confiança em contadores,tendo juntado uma das maiores riquezas mundiais, sem sequer ter feito uma auditoria em sua companhia. A Ford só passou pela primeira auditoria depois que seu neto, Henry Ford II tornou-se diretor da empresa. O incansável afinco de Henry Ford para reduzir os custos, culminou em varias inovações técnológicas e de negócios, como um sistema de marketing, que consistia no pagamento à jornais para adifusão de notícias sobre os produtos da marca, além do modelo de franquias que instalou uma concessionária em cada cidade da América do Norte, e nas maiores cidades em seis continentes. Ford deixou a maior parte de sua grande riqueza para a Fundação Ford, mas providenciou para que sua família pudesse controlar a companhia permanentemente, fato que se estende até os dias de hoje, pois o atual...
tracking img