EXAMES RADIOL GICOS CONTE DO 2014

1497 palavras 6 páginas
EXAMES RADIOLÓGICOS

Raios X Emissões eletromagnéticas de natureza semelhante à luz visível.

Comprimento de onda de 0,05 ângström (5 nm) até centenas de angströns (1 nm).
Wilhelm Conrad Röntgen (1845-1923) descobriu e batizou os Raios X.

Raio X São vibrações eletromagnéticas de ondas curtas produzidas quando elétrons de movimento rápido colidem com substâncias em seu caminho

Após exaustivas experiências com objetos inanimados, Röntgen resolveu pedir para sua esposa pôr a mão entre o dispositivo e o papel fotográfico. A foto revelou a estrutura óssea interna da mão humana, com todas as suas formações ósseas, foi a primeira chapa de raios X, nome dado pelo cientista à sua descoberta em 8 de novembro de 1895. Depois de um tempo com a descoberta do raio X, Wilhelm descobriu que isso sem proteção causava vermelhidão da pele, ulcerações e empolamento. Em casos mais graves de exposição poderá causar sérias lesões cancerígenas, morte das células e leucemia, o que fez ele morrer.

EFEITOS SOMÁTICOS DA RADIAÇÃO A exposição demorada aos raios X poderá causar : vermelhidão da pele ulcerações empolamento lesões cancerígenas, morte celular leucemia.

NATUREZA ELETROMAGNÉTICA

Como toda energia eletromagnética de natureza ondulatória, os raios X sofrem :

interferência polarização refração difração atenuação reflexão, entre outros efeitos.

Embora de comprimento de onda muito menor, sua natureza eletromagnética é idêntica à da luz.

O raio-X possibilitou o surgimento de exames como a Tomografia que, com ajuda do computador, é capaz de fornecer imagens em vários planos, de forma rápida e precisa, utilizando quantidades mínimas de radiação.

Antes um exame de raios X demorava de 1 a 1,5 segundo de exposição para tirar uma radiografia. Hoje, aparelhos novos e de boa proteção tiram a mesma radiografia. em décimos de segundo; 15 a 20 radiografias podem ser tiradas no mesmo tempo que se utilizava

Relacionados