Exames contrastados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1325 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Exames radiológicos contrastados

Nos exames simples de raio x algumas estruturas anatômicas são mais opacas como por exemplo os ossos e assim mais fáceis de visualizar. Outras estruturas como rins, fígado e outras tem densidade semelhante em toda sua extensão tornando- se necessário o uso de contrastes. Os contrastes são substancias químicas que servem para deixar opaco o interior dos órgãosfacilitando a visualização deles em sua totalidade.
Classificação:
Os meios de contraste são classificados quanto à capacidade de absorção dos RX, composição química, capacidade de dissolução e vias de administração.
Capacidade de absorver radiação:
Classifica se em dois tipos os positivos ou radiopacos que quando presentes em um órgão absorvem mais radiação que as estruturas vizinhas. Eos negativos ou radio transparentes como exemplo temos o ar e dos gases que permitem a passagem dos RX mais facilmente servindo assim como contraste negativo.
Composição:
Iodados: são os que contêm iodo (I) como elemento radiopaco em sua fórmula.
Não iodados: não contêm iodo, mas utiliza substâncias como bário ((Ba SO4) ou gadolínio em sua fórmula.
Os não iodados dividem-se em:
-Hidrossolúveis: dissolve-se em água.
- Lipossolúveis: dissolve-se em lipídios (gorduras).
- Insolúveis: não se dissolvem como é o caso do sulfato de bário.
Vias de administração:
- Oral: quando o meio de contraste é ingerido pela boca.
- Parenteral: quando o meio de contraste é injetado por vias endovenosas ou arteriais.
- Endocavitário: quando o meio de contraste é ministrado por orifícios naturaisque se comunicam com o meio externo como por exemplo uretra, reto, útero.
- Intracavitário: quando o meio de contraste é injetado pela parede da cavidade em questão, como acontece nas fístulas. Precauções, contra-indicações e efeitos colaterais no uso de contraste iodado.
Alguns cuidados e possíveis efeitos colaterais do iodo:
Pacientes com maior potencial para apresentar alergias ou reaçõesaos meios de contrastes são chamados de hipersensíveis ao iodo. Por isso os médicos radiologistas prescrevem um tratamento prévio com anti histamínicos e corticóides, para evitar alergias ou intolerância à droga.
Em todo exame contrastado que é preciso usar o contraste iodado, é imprescindível que o paciente responda um questionário (anamnese) que é encontrado em todos os departamentosradiológicos, onde são feitas perguntas para analisar o histórico de vida do paciente.
O uso de contraste iodado é contra indicado para quem sofre de hipertireoidismo e a insuficiência renal.
Os efeitos colaterais mais freqüentes no uso dos iodados podem ser desde uma leve sensação de calor, dor de cabeça e vômitos até fatores considerados graves como dor torácica, dispnéia grave, taquicardia,confusão eperda da consciência, podendo levar a morte.
Alguns cuidados e possíveis efeitos colaterais do bário:
Por ser um composto insolúvel, o sulfato de bário é contra indicado se houver qualquer chance de que possa escapar para a cavidade peritoneal. Isso pode ocorrer através de vísceras perfuradas, ou no atocirúrgico se este suceder o procedimento radiológico.
Em qualquer dos dois casos, deve serusado então contraste iodado ou hidrossolúvel, que podem ser facilmente removidos por aspiração antes da cirurgia ou durante esta; por outro lado, se essas substâncias passarem para a cavidade peritoneal, o organismo pode absorve-la facilmente.
Quanto ao sulfato de bário não será absorvido e deverá ser removido pelo cirurgião, de qualquer lugar em que seja encontrado fora do canal alimentar.
Emboraseja raro, já foi descrito pacientes hipersensíveis ao sulfato de bário, por isso todo paciente deve ser observado quanto a quaisquer sinais de reação alérgica.

REALIZAÇÃO DE EXAMES CONTRASTADOS COM USO DE SULFATO DE BÁRIO:
Nos exames comuns de raio X, devem ficar bem visualizados os contornos, alinhamentos e a composição da imagem gerando uma análise satisfatória sobre o exame. Isso...
tracking img