Exame biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema 1

Sistema: um sistema é qualquer parte do Universo, independentemente da sua dimensão; constituído por várias partes que se relacionam entre si.

Sistema Composto: um sistema diz-se composto quando é constituído por vários elementos (subsistemas) que se relacionam.

• Tipos de Sistemas


o Um sistema diz-se isolado quando não existem trocas de matéria e energia com omeio envolvente.
o Num sistema fechado não existe troca de massa com o meio envolvente, mas verifica-se troca de energia.
o Num sistema aberto há troca de massa e energia com o meio envolvente.


• O Planeta Terra

A Terra pode ser considerada um sistema aberto. No entanto, mais concretamente, deve ser considerada um sistema fechado. A Terra pode ser considerada umsistema aberto, pois recebe energia luminosa do seu meio envolvente, assim como matéria, como é o caso dos meteoritos. No entanto, a quantidade de matéria que recebe é desprezível quando comparada com a sua própria massa, pelo que podemos considerar que esta não existe. Neste caso, admitindo que apenas existem trocas de energia, a Terra é um sistema fechado.

O nosso planeta é um sistema composto efechado. Consequências:
1. A massa existente é finita.
2. Os gases libertados pela acção humana acumulam-se no planeta.
3. O desequilíbrio dos subsistemas provoca o desequilíbrio do planeta.

• Os subsistemas terrestres


a) Atmosfera: camada gasosa que envolve o planeta e, actualmente, é constituída por uma mistura de gases, dos quais o azoto, o oxigénio, o árgon e o dióxido decarbono constituem 99,98% do seu volume. O vapor de água também é um constituinte da atmosfera, cuja ocorrência pode variar no espaço e no tempo. Há ainda a considerar uma quantidade considerável de partículas suspensas na atmosfera, constituídas por fumos, poeiras e matéria orgânica, que podem ter uma origem natural ou ser causados pelo Homem. Este subsistema protege a Terra dos efeitos das radiaçõessolares e do bombardeamento das partículas sólidas do espaço. Muitos dos meteoritos inflamam-se devido ao atrito provocado pela sua entrada nas camadas que compõem a atmosfera.
b) Biosfera: conjunto de seres vivos que habitam o planeta. A biosfera, cuja parte fundamental é a biomassa, inclui a cobertura vegetal e a fauna da superfície do globo, incluindo o próprio Homem, a flora e a fauna dosoceanos. A existência de vida na Terra é um facto único no Sistema Solar. De facto, ao longo da sua História, o planeta terra foi criando condições para a origem e posterior manutenção das formas de vida, que foram surgindo. Actualmente, existem milhares de espécies diferentes de seres vivos, desde seres microscópicos até alguns de grandes dimensões. Deste modo, a Terra apresenta uma elevadabiodiversidade.


c) Hidrosfera: constituída pelos reservatórios de água que existem o planeta. A hidrosfera compreende toda a água no estado líquido, que se encontra na superfície terrestre, incluindo os oceanos, os mares, os lagos, os rios, os ribeiros, os riachos, a água existente no subsolo e a água em estado sólido. A água é o recurso natural mais importante da Terra, pois é essencial para aexistência de qualquer forma de vida. As actividades humanas dependem da água para a agricultura, indústria, produção de energia, saúde, desporto, divertimento, etc. Se por um lado, a água é indispensável ao Homem, por outro lado a sua falta ou o seu excesso, pode ser-lhe hostil ou até mesmo mortífera. Os oceanos absorvem a maior parte da radiação solar que atinge a superfície do globo e, através dascorrentes oceânicas, esta energia é distribuída por todo o planeta. A água é a substância comum a todos os subsistemas da Terra.



d) Geosfera: fracção sólida do planeta (massas continentais e fundos oceânicos) bem como os restantes materiais que se encontram no seu interior, separados em camadas, mais ou menos concêntricas. As transformações e movimentos que ocorrem na Geosfera tornam a...
tracking img