Ewassssssssss

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A arte na Idade Média


A arte da Idade Média insere-se no período que, convencionalmente, se chama de Idade Média. A Igreja Católica assume neste período um papel de extrema importância filtrando todas as produções científicas e culturais, fazendo com que muitas obras artísticas tenham temática religiosa. A Arte Medieval ocupou uma vasta extensão de tempo da historia da arte, uns 1000 anos ,assim como amplos territórios, como o oeste de Europa e o norte de África.
Os historiadores classificam a arte medieval como um grande período artístico, ainda que dentro deste poder-se-iam fazer várias subdivisões: Arte celta, Arte cristã tempera, Arte do período migratório, Arte prerromânica e Arte românica, Arte gótica, Arte Bizantina e Arte Islâmica. Cada "pobo" ou cultura da Idade Media teveo seu próprio estilo como a Arte Anglosaxona ou a Arte Viquinga. A arte medieval usou todo tipo de técnicas e estilos, como os mosaicos a escultura entre outros.Enquanto outras partes do mundo a religiosidade girava em torno de figuras imaginárias e criaturas de lendas grotescas, o cristianismo possui - como fundador - uma figura histórica de personalidade bem definida: JESUS. A arte desta fasegirará em torno do cristianismo e da Igreja Católica. Bizantino Islamismo Românico Gótico.

Arte bizantina
O termo arte bizantina refere-se à expressão artística de caráter religioso do Império Bizantino. No entanto, deve-se lembrar que esta tendência artística, por meio de influência político-religiosa, expandiu-se para regiões fora das fronteiras imperiais.
O crescente problema nas fronteirascausado pelos bárbaros, além de problemas dentro de Roma com o senado constantemente se envolvendo em questões relacionadas ao reinado dos imperadores, fez com que os imperadores optassem por outras cidades para serem sedes do império. O imperador Constantino I transferiu a capital do império para Bizâncio, antiga cidade renomeada mais tarde para Constantinopla. Neste local reúnem-se toda umasérie de fatores que impulsionam a ascensão da nova expressão artística.
O movimento viveu o seu apogeu no século VI, durante o reinado do imperador Justiniano I ao qual se sucede um período de crise denominado Iconoclasta e que consiste na destruição de qualquer imagem santa devido ao conflito político entre os imperadores e o clero.
Após a crise iconoclasta, houve uma nova era de ouro da artebizantina que se estendeu até o fim do império no século XV. No entanto, reminiscências desta arte permaneceram imbuídas dentro da religião ortodoxa e em regiões como a Rússia que receberam grande influência da cultura bizantina. A arte bizantina era voltada para o lado religioso, ou seja, tudo era relacionado com a igreja.


Pintura

No século V, em Bizâncio, emergiu um novo império cristão queduraria mil anos, criando uma nova forma de arte, nascida do Cristianismo. Em Roma, nas antigas catacumbas cristãs, há uma série de murais que datam das perseguições aos cristãos nos séculos III e IV. São os primeiros exemplos de pintura bizantina ou pinturas no Período Bizantino.

No século IV, o imperador Constantino reconheceu o culto livre aos cristãos do Império Romano. A artecristã primitiva evoluiu então para a arte bizantina. O mosaico foi a característica principal do período e suas características de criação influenciaram mais tarde arte

.

Nos séculos VIII e IX, o mundo bizantino foi dilacerado pela questão da iconoclastia, uma controvérsia sobre o uso de pinturas ou entalhes na vida religiosa. Toda representação humana que fosse realista poderia ser considerada umaviolação ao mandamento de não adorar imagens esculpidas. O imperador Leão III proibiu qualquer imagem em forma humana de Cristo, da Virgem, santos ou anjos. Como resultado, vários artistas bizantinos migraram para o Ocidente. Em 843, a lei foi revogada.


Mosaico

O mosaico é a expressão máxima da arte bizantina e, não se destinando somente a decorar as paredes e abóbadas, serve também de...
tracking img