Evolucao humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A evolução humana, ou antropogênese, é a origem e a evolução do Homo sapiens como espécie distinta de outros hominídeos, dos grandes macacos e mamíferos placentários. O estudo da evolução humana engloba muitas disciplinas científicas, incluindo a antropologia física, primatologia, a arqueologia, linguística e genética.[1]
O termo "humano" no contexto da evolução humana, refere-se ao gênero Homo,mas os estudos da evolução humana usualmente incluem outros hominídeos, como os australopitecos. O gênero Homo se afastou dos Australopitecos entre 2,3 e 2,4 milhões de anos na África.[2][3] Os cientistas estimam que os seres humanos ramificaram-se de seu ancestral comum com os chimpanzés - o único outro hominins vivo - entre 5 e 7 milhões anos atrás. Diversas espécies de Homo evoluíram e agoraestão extintas. Estas incluem o Homo erectus, que habitou a Ásia, e o Homo neanderthalensis, que habitou a Europa. O Homo sapiens arcaico evoluiu entre 400.000 e 250.000 anos atrás.
A opinião dominante entre os cientistas sobre a origem dos humanos anatomicamente modernos é a "Hipótese da origem única", que argumenta que o Homo sapiens surgiu na África e migrou para fora da continente em torno50-100,000 anos atrás, substituindo as populações de H. erectus na Ásia e de H. neanderthalensis na Europa. Já os cientistas que apoiam a "Hipótese multirregional" argumentam que o Homo sapiens evoluiu em regiões geograficamente separadas.
EVOLUÇÃO DO CEREBRO
Inteligência é relacionada ao tamanho do cérebro. Um aspecto claro na Evolução humana é o drástico aumento no tamanho do crânio. Podemos verna imagem à esquerda o aumento da capacidade craniana ao longo de mais de 3,5 milhões de anos. O crânio de A. afarensis à esquerda possui o volume aproximado de 400 cc, (mesmo tamanho do cérebro de um chimpanzé). O crânio de Homo erectus no centro tem 1200 cc, e o crânio humano moderno, à direita  tem 1400 cc. A forma do crânio também foi alterada, ampliando a área frontal e  mudando as relaçõescom o tamanho da face. Note que A. afarensis na esquerda, um hominídeo bem primitivo não tem quase nenhuma área frontal. A figura. O cérebro humano aumentou também o número e profundidade das circunvoluções.
EVOLUÇÃO DA MÃO
Como no caso do pé, a mão humana é uma modificação de anatomia básica dos primatas. O dedo polegar humano é mais longo que no chimpanzé ou gorila e é posicionadoligeiramente mais afastado dos outros quatro dedos, portanto em posição mais oponível, possibilitando maior rotação. Isto significa que o dedo polegar pode ser girado contra os dedos o que permite pegar objetos de diferentes tamanhos com a mesma eficácia.
[pic]
Esta sensível alteração anatômica cria um espectro amplo de funções que os humanos têm e macacos não; pois nos dá tanto a precisão quanto forçapara agarrar. 
O alcance de atividades passíveis de serem executadas pelas mãos humanas são bastante diversificada e possibilitaram a utilização de ferramentas como a lança, machado, utilizar agulhas e linha; acalmar uma criança; pintar uma obra-prima ou tocar uma música em um piano ou violino.

EVOLUÇÃO DA FACE E VISÃO
A face humana, apesar de possuir o mesmo número de músculos que a face deum chimpanzé, mostra a adaptação a intensa e complicada vida social humana. Os chimpanzés apresentam muitas das expressões faciais básicas do ser humano, porém nós somos capazes de utilizar essas expressões com nuances de mensagens altamente complexas. Entre os mamíferos, nós somos os únicos a possuir a abertura dos olhos muito maiores que a íris, deixando uma grande porção da parte branca a vista.Apresentamos também outros sinalizadores bem evidentes, a sobrancelha e os cílios. Nossos olhos são capazes de comunicar estados sutis da mente, permitindo também ler e interpretar estados emocionais, atitudes e ações eminentes. Também note os lábios parecem aumentados em comparação ao chimpanzé. Expressões, sorrisos e contato olho a olho são mensagens não verbais e constituem um idioma...
tracking img