Teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3870 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação a Distância – Polo Acaraú

Curso: Ciências Contábeis
Disciplina: Teoria da Contabilidade
Equipe: Felipe Jordí Correia de Lima – RA: 374066
Márcia Adaiane Albuquerque Mota – RA: 374349
Felipe Fonteneles Mavignier – RA: 390699
Fernanda Araújo de Sousa – RA: 391249
Maria Josalina das Chagas – RA: 391251
Professora: Profa. Ma.Juliana Leite Kirchner





Atividade Prática Supervisionada
Relatório – Teoria da Contabilidade








Acaraú – CE, 19 de novembro de 2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3
2. HISTÓRIA DA CONTABILIDADE 4
3. AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS E SEUS USUÁRIOS 5
4. PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE 7
5. ENTENDENDO FATORES ESSENCIAIS DA CONTABILIDADE 10
6.CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. 14


1. INTRODUÇÃO

A contabilidade é uma prática muito antiga, acontece desde que o homem sentiu a necessidade de controlar seus bens e de avaliar sua riqueza, medidas que passaram a influenciar sua tomada de decisão.
Segundo MARION (2010) essa prática começou a acontecer antes mesmo da invenção da escrita quando pastorescontavam seu rebanho separando para cada animal uma pedrinha, comparando o montante a cada ano. Com o tempo essa prática foi se aprimorando e se tornou necessária para o controle das terras (a medida de riqueza na época do feudalismo) e mais relevante ainda quando passamos para o sistema capitalista, para o registro das trocas. Neste momento, a contabilidade entrou em uma fase científica e passou aser estudada como ciência.
De ciência passou a ser um importante ramo de trabalho, responsável pela mensuração monetária, registrada em forma de relatórios (demonstrações contábeis) e entregue aos interessados em conhecer a situação da empresa, os fatos ocorridos, os resultados obtidos e as causas que levaram aqueles resultados, fornecendo informações de ordem econômica e financeira queauxiliem na tomada de decisões para um cenário presente e futuro.
Ao longo deste relatório explanaremos informações a respeito da história da contabilidade, sua origem e evolução, sobre o que são as demonstrações contábeis, qual sua utilidade e quem são seus usuários, os princípios que regem a prática contábil e seus conceitos fundamentais, e como ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas,despesas, perdas e ganhos interagem no exercício contábil.
Apresentaremos um conceito geral daquilo que chamamos de contabilidade, de seu campo de atuação e das ferramentas necessárias para a organização das transações financeiras e o alcance do reconhecimento no mundo dos negócios.


2. HISTÓRIA DA CONTABILIDADE

O início da história da contabilidade está associado ao tempo em que ohomem deixou a caça de lado e voltou-se para a organização da agricultura e do pastoreio, formando uma organização econômica. Nesse período, eles começaram a dividir o território onde viviam, rompendo a vida comunitária que eles mantinham, assim sendo, cada pessoa trabalhava e adquiria sua própria riqueza.
Conforme matéria divulgada no Portal da Contabilidade, a origem da contabilidade está muitoligada ao controle da riqueza do homem, saber se ela aumentava ou diminuía, inventariando bens, direitos e obrigações. Nesse tempo, a preocupação nem era tanto monetária, mas com o controle da riqueza. A contabilidade tornou-se mais relevante com a prática do comércio na Idade Média, visto a necessidade do registro das trocas. Nessa etapa, ela adquiriu uma essência científica, que ficou conhecidocomo Fase Pré-Científica da Contabilidade.
Quanto mais os comerciantes produziam e tinham quantidade de valores, eles se preocupavam em quanto mais poderiam vender de forma mais simples, para aumentarem suas posses. Foi o pensamento “futuro” que levou o homem aos primeiros registros, afim de que pudesse conhecer suas reais possibilidades de uso. É muito importante lembrarmos que naquele tempo...
tracking img