Eugenia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1147 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Eugenia

A eugenia surgiu como um movimento social nos fins do século XIX e princípios do século XX e teve na sua origem na obra de Francis Galton, Hereditary Genius, O Génio Hereditário. Francis Galton defendia que tanto os indivíduos como os grupos ou as etnias herdavam de forma diferente a habilidade mental. O mesmo acontecia com as características físicas que eram distribuídas pelosmembros de uma sociedade consoante a sua herança genética. Os filhos de pessoas inteligentes e fisicamente dotadas tendiam a ser também intelectualmente dotados e belos. Francis Galton fundoua com dinheiro próprio uma sociedade de pesquisa e um laboratório para o estudo da eugenia, situado na University College, em Londres. A Sociedade de Educação Eugénica, fundada em 1908, inspirou muitas outrassociedades similares que se espalharam por outros países.
Tomando como ponto de partida a teoria da evolução de Darwin em que uma raça é um conjunto de seres humanos com uma ascendência comum, a eugenia sustenta que uma raça que consegue transmitir por descendência um maior número de características comuns de certa qualidade é a que será mais bem sucedida em fazer perpetuar a sua herança. Assucessivas gerações dos seus descendentes terão mais possibilidades de sobreviver e dominar as restantes raças. 
Uma corrente dentro da eugenia defendia que os seres humanos se diferenciavam dos restantes seres pelo facto de terem a capacidade e a possibilidade de gerirem e alterarem o curso da sua evolução. Na prática, este tipo de teorias poderia levar a que os governos criassem leis de eugenia negativaque impedissem certas pessoas "não adaptadas", como deficientes e certos doentes hereditários, de terem filhos, ou de eugenia positiva, encorajando as pessoas com melhores qualidades a terem filhos. 
O movimento da eugenia acabou por levar à legislação do Ato de Deficiência Mental, em 1913, na Grã-Bretanha, a favor da segregação institucional dos deficientes, mas depressa sofreu uma grandeoposição social e acabou por se extinguir. No entanto, em meados do mesmo século, esta teoria foi absorvida pelo III Reich e traduzida nas políticas cruéis de limpeza étnica que levaram à morte de milhões de pessoas, entre as quais muitos deficientes alemães. Atualmente, existe certo tipo de medidas eugénicas, embora não usem este nome, que possibilitam que as pessoas possam prever e evitar que os seusfilhos recebam certas doenças hereditárias.

Darwinnismo Social
No ano de 1859, um estudioso chamado Charles Darwin transformou uma longa caminhada de viagens, anotações e análises no livro “A origem das espécies”. Nas páginas daquela obra revolucionária nascia a teoria evolutiva, o mais novo progresso galgado pela ciência da época. Negando as justificativas religiosas vigentes, Darwin apontouque a constituição dos seres vivos é fruto de um longo e ininterrupto processo de transformação e adaptação ao ambiente. 

Polêmicas à parte, Darwin expôs que as espécies se transformavam a partir de uma seleção em que características mais adaptadas a um ambiente se tornavam predominantes. Com isso, os organismos que melhor se adaptavam a um meio poderiam sobreviver através do repasse de taismudanças aos seus descendentes. Em contrapartida, os seres vivos que não apresentavam as mesmas capacidades acabavam fadados à extinção.

Com o passar do tempo, observamos que as noções trabalhadas por Darwin acabaram não se restringindo ao campo das ciências biológicas. Pensadores sociais começaram a transferir os conceitos de evolução e adaptação para a compreensão das civilizações e demaispráticas sociais. A partir de então o chamado “darwinismo social” nasceu desenvolvendo a ideia de que algumas sociedades e civilizações eram dotadas de valores que as colocavam em condição superior às demais.

Na prática, essa afirmativa acaba sugerindo que a cultura e a tecnologia dos europeus eram provas vivas de que seus integrantes ocupavam o topo da civilização e da evolução humana. Em...
tracking img