Eugenia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo Eugenia
1. Dados Gerais e História
O termo Eugenia indica uma tentativa de melhoria da sociedade através da genética, sendo essas tentativas realizadas no período que abrange o Século XIXaté o Século XX. Em 1859, Charles Darwin publicou seu livro “A Origem das Espécies”, que mostrava a Teoria da Seleção Natural. Na Inglaterra vitoriana, os burgueses adaptaram as teorias Darwinistaspara o campo social, criando o “Darwinismo Social”, que, naquele período histórico, dizia que a classe social denominada Burguesia era a “melhor”. O pesquisador Francis Galton, considerado o pai daEugenia, utiliza as teorias de Darwin para desenvolver uma ciência chamada de Eugenia, que acabou por causar, anos depois, um dos mais sangrentos conflitos que já se viu na história: A 2ª Guerra Mundial(1939 – 1945).
Na Alemanha, a Eugenia foi uma das justificativas que o general Adolf Hitler utilizou para perseguir pessoas no território da Alemanha e para a invasão de outros territórios, visto que aRaça Ariana seria superior as demais raças existentes (um claro sentimento de Nacionalismo Alemão, aflorado pela derrota na 1ª Guerra Mundial e pelo Tratado de Versalhes). A Eugenia alemã se mostrouser extremamente cruel, com o uso de Campos de Concentração para a eliminação de pessoas (ex: Judeus) e com a adoção da Eutanásia.
O Brasil não é um “país santo” quando o assunto é Eugenia. A práticade Eugenia no Brasil é bastante clara durante o Segundo Reinado, quando, devido à falta de mão de obra provocada pelo fim do Tráfico Negreiro em 1850 (Lei Eusébio de Queiroz), o governo brasileiroadotou a política de imigração, na qual trazia pessoas da Europa (principalmente da Itália e da Alemanha, que sofriam com conflitos internos) para trabalhar nas plantações de café. É evidente que ogoverno trouxe europeus para trabalhar aqui porque queria “branquear” a população brasileira, que tinha mais negros do que brancos. Segundo a visão da época, o homem branco era superior ao negro, que...
tracking img