Eucalipto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultivo do Eucalipto

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ................................................................................................. 02

IMPORTÂNCIA ECONÔMICA ........................................................................ 04

CULTIVARES E VARIEDADES ...................................................................... 06

CLIMA E SOLO............................................................................................... 07

TRATOS CULTURAIS, MANEJO E EXTRAÇÃO .......................................... 09

PRAGAS E DOENÇAS ................................................................................... 12

COMERCIALIZAÇÃO ..................................................................................... 13

CONCLUSÃO.................................................................................................. 15

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA ........................................................................... 17

INTRODUÇÃO
O plantio de florestas para a produção de papel e celulose é apontado como uma das fronteiras mais promissoras do agronegócio no Brasil. Muito foi investido na última década pelas empresas doseguimento para aumentar a capacidade de produção madeireira, pois assim amplia-se o potencial das fábricas que dependem deste tipo de commoditie. Aproveitando o momento no qual é favorecido tanto pelo cenário interno como internacional, uma vez que aumenta a cada ano a exportação deste tipo de matéria-prima, muitas das empresas voltadas ao agronegócio brasileiro vem apostando no modelo da silvicultura.“O Setor Florestal Brasileiro conta com, aproximadamente, 530 milhões de hectares de Florestas Nativas, 43,5 milhões de hectares em Unidade de Conservação Federal e 4,8 milhões de hectares de Florestas Plantadas como pinus, eucalipto e acácia-negra” .

Além de rentável, este modelo vem se demonstrando muito interessante do ponto de vista econômico e ambiental.
Uma alternativa àsilvicultura é o eucalipto, tendo sua introdução em solo brasileiro “no início do século XIX, com evidências de que as primeiras árvores teriam sido plantadas em 1825, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro” . Planta nativa da Ásia veio se adaptar muito bem em terras brasileiras, podendo afirmar que metade do eucalipto produzido no mundo esteja plantado em território nacional.
“Nenhum gênero foi tãolargamente plantado em todo o mundo como o Eucalyptus. Estima-se que existam em torno de seis milhões de hectares de eucaliptos plantados em todo o mundo, dos quais a metade está plantada no Brasil. Isso representa mais da metade de toda a área reflorestada no Brasil” .

O presente trabalho propõe uma breve descrição acerca deste gênero silvicultural amplamente difundido e utilizado em solobrasileiro. Não cabe a este trabalho esgotar todas as possibilidades do tema, uma vez que este se apresenta a nós de forma muito vasta e ampla. No entanto, serão brevemente esmiuçados alguns aspectos deste tipo de cultura, destacando-se características como: importância econômica, variedades e cultivares, solo e clima, tratos culturais, pragas e doenças, colheita e manejo, assim como sua comercialização.IMPORTÂNCIA ECONÔMICA
Não somente o eucalipto, mas como também outras áreas de silvicultura brasileira têm uma contribuição muito importante em nossa PIB, correspondendo a uma parcela de 8% do agronegócio brasileiro.
Considerado como fonte de matéria-prima para diversas atividades econômicas, o eucalipto é empregado na geração de energia, na produção de celulose, na indústriaalimentícia, na construção civil e na indústria de móveis em geral.
“É uma importante fonte de energia, suprindo tanto grandes indústrias siderúrgicas na produção de aço de alta qualidade quanto ao homem do campo que o usa como lenha em seu fogão. Sem o eucalipto, nossa educação estaria comprometida. O caderno de nossos filhos, o papel da impressora mais sofisticada, a cartilha escolar básica e o livro...
tracking img