Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria dos Traços • Combina os traços de um determinado grupo e tem como resultado a personalidade do individuo. Ex: Extroversão, agradabilidade, consciência, estabilidade emocional, etc.Teoria Psicodinâmica • Enfatiza o inconsciente humano como determinante de comportamento. Ex: Id (fonte dos instintos e impulson e que, de certa forma, opera em censura), o Superego (é a consciência doque devemos ou não devemos fazer) e o Ego (gerencia o conflito entre o id e o superego, o que na Psicologia chama-se Solução de Compromisso).

Teoria Humanista • Essa teoria diz que os homenspossuem um impulso interno (drive) voltado para a sua auto-realização e tem como foco o crescimento e o aprimoramento do individuo.

Abordagem Interativa • É o resultado da associação de emoções,cognições, atitudes, expectativas e fantasias.
Abraham Maslow e sua teoria das necessidades humanas diz que uma necessidade de ordem superior surge somente quando a de ordem inferior foirelativamente satisfeita. McGregor resumiu essa teoria em cinco níveis:
 Necessidades fisiológicas: onde uma de suas necessidades é satisfeita, surge outra em seu lugar. Esse processe não tem fim: écontínuo, desde o nascimento até a morte.
 Necessidades de segurança: são necessidades de proteção contra o perigo, a ameaça e a privação.
 Necessidades sociais: de importante fator de motivação no seucomportamento, necessidade de participação, de associação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade e afeto vêm à tona.
 Necessidades do ego: pertencem a duas classes:
1.Necessidades relacionadas com o amor-próprio: autoconfiança, realização, competência, conhecimento, independência.
2. Necessidades relacionadas com a própria reputação: “status”, reconhecimento,aprovação, respeito.
 Necessidades de auto-realização: necessidade de cada um realizar o seu próprio potencial, de estar em contínuo autodesenvolvimento, de ser criador no sentido mais alto do...
tracking img