Eu sei

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Redação: Sociologia do Poder

O poder é um dos temas que tem ocupado muito tempo, os sociólogos e analistas da Antiguidade Clássica, na medida em que é um elemento estruturante da realidadesocial e da mudança social. Segundo Weber, o poder é um universal e espalhado de várias formas. Para que haja poder, é necessário haver qualquer relação, necessita-se de outro para se poder exercer opoder.
Thomas Hobbes, filosofo do século XVI e XVII dizia que o poder não era todo o reconhecimento de uma capacidade do indivíduo utilizar um recurso para obter algo no futuro.
O poder tem trêsvisões: Unilateral, Bidimensional, Tridimensional onde na primeira é o exemplo de eu empurrar a bola A, que por sua vez, empurra a bola B. É a capacidade de obrigar o outro a fazer o que eu quero. Háuma relação visível e observável de poder e visibilidade.
No Segundo é o menos óbvio, é a forma de olhar para o poder de maneira diferente não havendo perigo de visibilidade, o que o torna maiscomplexo e na ultima, é algo complexo porque as razões não são claramente definidas. É muito usada pelo poder político. É considerada uma atitude inconsciente. O resultado da persuasão só é conhecidopelo individuo. Talvez o mais importante dos poderes seja o poder político. Ele é exercido por quem governa. Mesmo sendo a democracia o regime mais comum nos nossos dias, na ditadura este poder é tambémexercido, mas de forma particular, atendendo às características do ditador. Segundo Lapiere, o poder político é individualizado, a pessoas que exerce o poder considera que os restantes não têm podersobre ela. Em democracia, o poder político, está limitado pelos diversos órgãos decretados na ordem jurídica. Como é obvio, o poder não é somente político, cada um de nós tem uma espécie de poder.Assim, existe o poder social e simbólico.
O poder social tem um grau de complexidade muito elevado. Está relacionado com o reconhecimento que não é claramente evidente.
Weber, que contribui...
tracking img