Eu por eu

6359 palavras 26 páginas
O conceito de competência nos serviços de recrutamento e seleção de trabalhadores.
Corina Alves Farinha - CEFET/MG
Resumo
O artigo é o resultado de pesquisa de mestrado e aborda o conceito de competência praticado nas empresas prestadoras de serviços de recrutamento e seleção de profissionais. A estas empresas cabe responder às demandas por competência por parte das organizações contratantes, enfrentando o desafio de interpretar as diferentes concepções de competência manifestadas no discurso empresarial.
Palavras-chave: competência, qualificação, recrutamento, seleção, gestão.
Introdução
O conceito de competência é polissêmico, por ser essa concepção estudada por distintas áreas do conhecimento, gera inúmeros vieses e interpretações, tanto no âmbito acadêmico quanto no organizacional. Em termos gerais, a competência engloba três requisitos básicos: saberes construídos ao longo da existência, com implicações na vida profissional, e as atitudes do trabalhador em face das inúmeras situações de trabalho.
O tema não é um modismo; pelo contrário, seu registro é bem antigo. De acordo com
Isambert-Jamati (2002), a palavra competência no fim da Idade Média era associada à linguagem jurídica. Na atualidade, o conceito de competência vai além desse enfoque, entrando no campo da Psicologia, da Educação e da Sociologia. Envolve basicamente três modalidades de saberes: o saber em termos de conhecimentos, o saber-fazer e o saber-ser. A competência está intimamente relacionada à ação, ao movimento e ao empreendimento. Seu reconhecimento depende do olhar do outro.
Os estudos desenvolvidos em torno da construção de tal conceito iniciaram-se em 1980 na França e no Brasil, em 1990. A fase atual desses estudos circunscreve-se à divulgação e à aplicação desse conceito na gestão de pessoas no âmbito das organizações. Cabe ressaltar que, sob perspectivas diferenciadas, os autores franceses Zarifian (2001, 2003, 2005), Le Boterf
(2003, 2006), Dadoy (2004), Ropé &

Relacionados