Etologia e aquecimento global

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Etologia e aquecimento global

O aquecimento global é hoje uma das maiores ameaças à vida, um fenômeno climático de grande proporção, que está causando o aumento da temperaturamédia da superfície terrestre nos últimos 150 anos. Atualmente existe um debate em relação às causas deste aumento na temperatura. Boa parte dos cientistas afirma que o aquecimentoobservado se deve ao aumento da concentração de poluentes antropogênicos (provocados pelo homem) na atmosfera que causa o agravamento do efeito estufa.
Vários animais tem tido seus ciclosbiológicos prejudicados devido a estas mudanças, todo animal precisa de uma temperatura ideal para que seus ciclos biológicos ocorram com naturalidade e com o aumento da temperaturavários animais são prejudicados acarretando o descontrole do seu ciclo comprometendo sua reprodução, sua saúde, seu cotidiano,seu bem estar em geral.
A etologia atualmente tentaentender como essas mudanças afetam o comportamento animal, podemos citar vários exemplos de animais que tem seu comportamento normal comprometido, como é o caso da vaca holandesa que devidoao aumento da temperatura ela tem seu comportamento alterado ficando mais agitada e também tem sua produção de leite comprometida.
Os peixes também são exemplos de animais que sãomuito prejudicados pelo aquecimento global, pois a elevação da temperatura atrapalha muito a reprodução e pode levar à morte deles devido ao fato de que com o aquecimento da água ele temo seu metabolismo aumentado o que leva a ativação de enzimas que matam o peixe.
Levando em conta as informações acima é de extrema importância que sejam estudado a fundo os danoscausados nos animais pelo aquecimento global para que num futuro próximo estes danos sejam minimizados e até eliminados da vida de animais, principalmente os de interesse econômico.
tracking img