Questoes de biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Um pesquisador em laboratório trabalhando com certa espécie de ser vivo, fazia anotações rápidas e manuscritas em uma folha de papel. A caligrafia do estudioso não era, por assim dizer, “muito cuidadosa”e, associada à pressa, tornou o rascunho quase incompreensível. Terminada a sessão de investigação, o cientista encaminhou seu rascunho para seu auxiliar de laboratório, para que procedesseno competente registro científico, recomendando ainda ao auxiliar (que era um aluno do segundo ano do ensino médio), que fosse rigoroso com os elementos (táxons) da classificação (categorias hierárquicas atualizadas) e as correspondentes nomenclaturas.
No rascunho (para desespero do auxiliar) foi possível, em meio à desordem, identificar apenas algumas expressões, como: Hibiscusrosa-sinensis, tecido verdadeiro, Hibiscus, Eucarionte, Malvales, Magnoliophyta, Malvaceae, Classe Magnoliopsida. O resto era impossível de decifrar.
O aluno, com base no conhecimento adquirido, procurou organizar os dados sistematizados. Considerando que ele conseguiu causar uma bom impressão ao seu chefe-cientista, veja como teria ficado então seu cientificamente correto relatório, segundo os níveistaxonômicos didaticamente empregados atualmente.


REINO:

FILO/DIVISÃO: CLASSE: ESPÉCIE:






ORDEM: FAMÍLIA: GÊNERO :







2) Baseado(a) no texto abaixo explique o que é uma classificação natural citando pelo menos 3 critérios utilizados na elaboração da mesma.


Hoje, conhecem-se duascategorias de organismos do tipo procariótico: eubactérias e archaea, ambas unicelulares. A princípio, as archaea eram classificadas como bactérias, mas após algumas décadas de estudo, foram observadas divergências bioquímicas entre os dois grupos de microorganismos. "Eles possuem paredes celulares diferentes", explica o biólogo José Mariano Amabis, da Universidade de São Paulo (USP). "Alémdisso, a organização dos genes nas archaea é mais parecida com a das plantas e dos animais que com a das bactérias." As archaea começaram a ser pesquisadas nos anos 1970. Desde então, têm sido encontradas com mais freqüência em ambientes marginais como fontes termais com temperatura acima de 70o C, águas hipersalinas e fendas vulcânicas submarinas. No entanto, o artigo da Nature relata que elasestão presentes em número surpreendente em mar aberto. "Quando se descobriu que a relação de parentesco entre bactérias e archaea não era tão estreita, já foi um grande impacto", conta José Mariano. "Descobrir que as archaea conseguem explorar grande parte do oceano também vai chamar a atenção e talvez nos ajude a conhecer melhor esses microorganismos." Segundo David Karl, um dos pesquisadores,a distribuição das archaea sugere que uma estratégia de adaptação muito comum permitiu que elas se espalhassem pelos oceanos em diferentes profundidades. Ele acredita que a descoberta causará impacto sobre a visão que se tem do funcionamento ecológico dos oceanos. "Ela mostra que sabemos muito pouco sobre o planeta em que vivemos.


(Ciência Hoje/RJ, 15/02/0, com adaptações)3) Alguns livros do ensino médio definem uma espécie biológica como um grupo de populações naturais cujos membros podem cruzar naturalmente uns com os outros e produzir descendentes férteis, mas não podem cruzar com membros de outros grupos semelhantes. Considere as seguintes espécies:

- Siphonops paulensis: cobra-cega, anfíbio que vive em galerias cavadas na terra;

-Mycobacterium tuberculosis: bacilo de Koch, causador da tuberculose;

- Schistossoma mansoni: verme causador da esquistossomose, ou barriga d’água;

- Canoparmelia texana: líquen comumente encontrado sobre o tronco de algumas árvores em zonas urbanas.



a) Dentre as espécies listadas, em duas delas teríamos dificuldades em aplicar a definição de espécie. Quais

são elas?...
tracking img