Etnografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O ensaio etnográfico que mostrarei agora, foi feito na Igreja Católica Catedral Cristo Rei, localizada no centro da cidade de Toledo Paraná. È uma Igreja grande com capacidade aproximada de acolher mais de 500 fieis , e também muito bonita , sua estrutura realça um instilo inovador. Onde compareci em quatro encontros nos dias 13 , 20 e 27 do mês de outubro e no dia 3 do mês denovembro na missa das 18:30 horas da noite .
Procurei nestes encontros que pude participar analisar a Igreja como um todo, em seus aspectos materiais e imateriais .

Um Pequeno Histórico
É notável uma ligação entre a fundação da cidade de Toledo e a Igreja. No ano de 1946 algumas poucas famílias vieram morar na região, que ainda não era desbravada. Neste mesmo ano o Padre Antônio Paturi foiconvidado a conhecer o pequeno povoado, quando ele veio não gostou do lugar e retornou para a cidade de Foz do Iguaçu Ainda neste mesmo ano , o Padre esteve na pequena cidade de Cascavel , onde foi novamente convidado a fazer uma visita a Toledo, não mais podendo resistir a tata insistência dos convites o Padre retorna onde acaba por celebrar a primeira missa improvisada ,sem ter uma paróquiaconstruída, no dia 30 de julho de 1946.
O Padre Antônio Patui teve uma importância significativa para a consolidação da cidade, devido a algumas dificuldades locais com as quais os moradores da então cidade de Toledo se depararam , pensaram em voltar as suas regiões de origem, mais precisamente no Rio Grande do Sul, o Padre deu grande apoio para a permanência das poucas famílias que ali viviam, ajudouna divisão de territórios e construção de casas, os moradores encontravam no Padre o apoio espiritual que necessitavam.

Meu ensaio etnográfico trata-se de uma celebração cotidiana, que é realizada durante a semana e aos finais de semana, aos sábados as 18:30 da noite e aos domingos as 9:00 horas da manha e as 19:00 horas da noite na Igreja Catedral. Na qual eu participei de quatro encontros,onde pude notar determinados comportamentos das pessoas que ali estavam. Antes de falar da celebração em si e das situações que acontecem ali, gostaria de descrever alguns aspectos materiais que compõem essa igreja, que é considerada por muitos de seus frequentadores, inclusive eu, uma das mais belas.
No dia 30 de outubro no período do termino da manha por volta das 11:00 horas, eu me dirigi aSecretária Paroquial , onde é administrado todos os assuntos referentes a Igreja, para encontrar uma pessoa que pudesse me fornecer alguns dados concretos sobre a arquitetura e historia da Igreja, fui atendida por duas moças, muito simpáticas , após fazer meu pedido fui conduzida ao encontro de um moço chamado Jorge que prontamente se dispôs a me ajudar , ele aparentemente parecia se bem entendidodo assunto ,foi através dele que consegui alguns dados históricos sobre a fundação e construção da Igreja e sobre alguns procedimento sobre a celebração .
A Catedral de Toledo teve sua construção iniciada no ano de 1975 para substituir a anterior que ameaçava desabar nas cabeças dos fieis. A construção demorou dez anos para ficar pronta, os fieis e as empresas locais contribuíramfinanceiramente para o andamento da obra. A Catedral e construída num estilo inovador, três partes compõem conjunto da obra: a Catedral a Capela do Santíssimo e a Cripta. A Catedral é onde é realizada as missas grandes que precisa-se de um espaço maior para acomodar um numero maior de pessoas, a Capela do Santíssimo é realizada celebrações onde há uma quantidade menor de pessoas, a Cripta ou “Capela daRessureição” é onde são velados os mortos dos familiares que pertencem aquela comunidade, la onde há urnas para sepultamento.
A construção e feita em forma de espiral com uma torre que se projeta para o espaço infinito, o altar, que voltarei a falar mais adiante, esta no centro desta espiral, o ponto mais alto da espiral , a torre, esta aberto sobre o altar em forma de patena , simbolizando a...
tracking img