Engenharia de software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Modelos de Engenharia do Software

Modelo em Cascata
É um modelo hoje que não se utiliza muito, pois seu processo e muito demorado tanto para quem esta desenvolvendo quando para o cliente final que precisa do produto final rápido antes que se torne obsoleto para o mesmo, visando que estamos em constante evolução.
Mas ele era muito utilizado no passado pois foi o primeiro modelo quedesenvolverão para criar um software, nele existe verias etapas que podem demorar muito tempo para pesquisar oque o cliente precisa para depois parar e pensar e pesquisa, passar para os desenvolvedores, analista, teste, implantação, treinamento e manutenção. Isso acabava saindo caro para o cliente pois ele demorava muito para ter o produto final, e a empresa desenvolvedora ficava presa neste projeto pormais tempo. Ainda hoje ele e utilizado não como antes mas a base dos outros modelos surgirão da evolução do modelo cascata.
Por ele ser demorado na hora criar o software neste modelo era mais bem analisado então a chances de dar erro era menor pois tudo era feito e testado antes de passar para o cliente, se por acaso numa das etapas desse erro parava e recomeçava tudo denovo assim evitando dar bugquando o cliente estiver usando.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Modelo_em_cascata.png |

Vantagens para quem utiliza este método:
Torna o processo de desenvolvimento estruturado;
Tem uma ordem sequencial de fases;
Cada fase cai em cascata na próxima e cada fase deve estar terminada antes do início da seguinte;
Todas as atividades identificadas nas fases do modelo são fundamentaise estão na ordem certa;
Desvantagens:
Não fornece feedback entre as fases e não permite a atualização ou redefinição das fases anteriores;
Não suporta modificações nos requisitos;
Não permite a reutilização;
É excessivamente sincronizado;
Se ocorrer um atraso todo o processo é afetado;
Demora muito para ser entrege o software.

Modelo Incremental
É uma estratégia de planejamento em quevárias partes do sistema são desenvolvidas em paralelo, e integradas quando completas. A alternativa ao desenvolvimento incremental é desenvolver todo o sistema com uma integração única.
Já neste método caso tenha algum erro você pode corrigi-lo com atualizações, fora você corrigir os erros você deixa seus software atualizado com ferramentas que o cliente queira implantar e também com novosmodelos de sistemas que vão surgindo assim deixando ele vivo no mercado por mais tempo, assim ganhando mais dinheiro.
Vantagens do Modelo Incremental
As versões são fornecidas após cada iteração do modelo incremental;
O Modelo Incremental inclui o uso do software pelo usuário para que as mudanças sejam feitas de acordo com o mesmo;
Essa modelo não afeta o lado financeiro, porque ele prove o "core"do software que o cliente preciso, o que vai ajudar o cliente a manter o negócio da mesma forma, sem alterações no lado financeiro.
É flexível e fácil de gerenciar processo mais administráveis e fazer um software melhor com uma melhor estrutura.
Desvantagens do Modelo Incremental
Cada fase de uma iteração é rígida e não se sobrepõem uns aos outros.
Podem surgir problemas relativos àarquitetura do sistema, porque nem todos os requisitos estão reunidos na frente de todo o ciclo de vida do software.
O modelo Incremental precisa ser relativamente pequeno.
Para nosso cliente Clivet eu já utilizaria este processo pois acompanharia juntamente o o cliente o desenvolvimento do resultado se e aquilo que ele presisa e já daria parte para ele começar a trabalhar.

Desenvolvimento Iterativo
Éuma estratégia de planejamento de retrabalho em que o tempo de revisão e melhorias de partes do sistema é pré-definido.
Uma diferença típica é que a saída de um incremento não é necessariamente assunto de um refinamento futuro, e seu teste ou retorno do usuário não é utilizado como entrada para planos de revisão ou especificações para incrementos sucessivos. Ao contrario, a saída de uma...
tracking img