Etnocentrismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é Etnocentrismo

‘’Etnocentrismo é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossosmodelos, nossas definições do que é a existência.’’ (O que é Etnocentrismo", Everaldo Rocha, Ed. Brasiliense, 1984).

Etnocentrismo parte do estudo do grande choque e da grande estranheza que se dá nosgrupos diferentes. É uma atitude na qual a visão de um grupo sempre seria baseada nos valores adotados pelo seu grupo, como referência, como padrão de valor. Trata-se de uma atitude discriminatóriae preconceituosa..
Chega ser até triste esse fato das pessoas falarem tais coisas como ‘isso não faz parte da minha cultura’, ‘ ele é estranho, ele é de outra cultura’ , é como se ferisse aidentidade cultural, se você participar,ser amigo, etc. de outra cultura. E isso é algo comum, uma coisa que acontece com a maioria das pessoas e um erro que é até um ‘preconceito’ com o outro, é um choquecultural, pois estamos ‘nos fechando’ , e com isso não descobrimos, nem aprendemos sobre novas culturas, ou seja não vivemos novas culturas,ficamos só no ‘’nosso mundinho’’, e sempre achando queestamos sempre certos,e não damos nem a liberdade da pessoa de outra cultura falar de si mesma.
E é engraçado que o etnocentrismo não é novo, nem exclusivo em uma determinada época e/ou sociedade para aspessoas agirem assim, ele existe desde sempre, e em todos os lugares, então as pessoas são assim desde sempre.
Mas mesmo sendo errôneo ter esse tipo de pensamento, não podemos julgar ninguém, pois jáé algo espontâneo e que acontece com todo mundo; como no plano intelectual e afetivo: a dificuldade de pensarmos a diferença, não conseguimos pensar como é a diferença, já que vivemos de um jeito emudar pra viver de outro ,é como se vivêssemos no mundo branco e tivéssemos que mudar para o mundo preto, ou vice-versa, junto com a dificuldade de pensarmos a diferença, vem o medo, o medo de se...
tracking img