Etnocentrismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (508 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MULTICULTURALISMO
CENSO ÉTNICO DIVIDE OPINIÕES NA FRANÇA
Folha de São Paulo - Rafael Cariello

Curso: Direito
Disciplina: Homem e Sociedade
Professor(a): Camila BarretoPeríodo: Noturno

1. Multiculturalismo - O que é?
O termo Multiculturalismo ou Pluralismo trata da diversidade cultural encontrada em algumas localidades, cidades ou países que têm em suacultura uma grande diversidade, normalmente com uma predominante.
Países como os Estados Unidos, Austrália e o Brasil são exemplos de países multiculturais.

2. O Debate Sobre o Censo Étnico naFrança
Com base no texto da Folha de São Paulo, de autoria de Rafael Cariello, pude ter ciência sobre a intenção do atual Presidente da França, Nicolas Sarkozy, em fazer modificações em uma lei francesaque proíbe a busca de informações junto à população sobre a origem étnica, sobre a raça, cor, religião e etc..
O argumento do presidente, diz que o intuído, é medir as diferenças sociais, e tambémpoder avaliar as dificuldades que os membros das comunidades de imigrantes encontram no tocante a procura de emprego e com a forma com que a polícia se relaciona com estes estrangeiros.
Acredito que nofundo a intenção não é melhorar o censo da população, fazendo esta verificação de etnias, penso que a idéia é diminuir a inserção de estrangeiros no país.
Todos nós estamos á par da crise que ospaíses europeus têm sofrido, e das dificuldades encontradas em manter uma qualidade de atendimento público nas instituições de ensino, na saúde, educação e etc.
Sem contar no número de desempregados quemais e mais têm aumentando; países como a França, Alemanha e Espanha não querem ser invadidas por um número expressivo de imigrantes, que vão de certa forma onerar o funcionamento das instituiçõespúblicas, além de tirar dos seus cidadãos de fato a vaga de emprego e demais benefícios.
Uma amostra, de que as intenções do governo não sejam tão pacíficas assim, vem do comentário de uma integrante...
tracking img