Etnocentrismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Etnocentrismo
Etnocentrismo são atitudes pela qual, um indivíduo ou um grupo social, julga outros indivíduos ou grupos, tendo como referência seus próprios valores e uma visão de mundo onde seugrupo é tomado como centro de tudo e melhor do que todos os outros.
No qual o grupo do “eu” é a única visão possível porque é a melhor, a superior, a correta, e dessa forma os “outros” grupos sãoinferiores, não possuem importância.
Como exemplo de etnocentrismo o que ocorria a anos atrás, onde os colonizadores portugueses se consideravam superiores aos índios, tanto pela sua cultura como outrosaspectos que consideravam atrasados.
Uma das ideias que se contrapõem ao etnocentrismo é o Relativismo, que acontece quando tentamos compreender o “outro”, não julgando ser superior ou inferior, masvê-la por ser diferente e tentar entender.
Dessa forma a Antropologia é a ciência que busca conhecer o humano, buscando a diminuição da visão etnocentrista e o aumento da relativização, que tentaexplicar a evolução da humanidade, Evolucionismo Antropológico, pelos diferentes graus de evolução e não por melhores e piores.
Outra tentativa da antropologia é explicar as diferentes culturas, que são umtodo complexo que inclui crença, conhecimentos, arte, costumes e outras características e hábitos do homem em sociedade.
A cultura possui vertentes, como a relação entre cultura e meio ambiente,relação entre mentalidade dos indivíduos com a cultura e relações entre linguagens e cultura.
Quando existe uma dificuldade de se explicar algo que possua várias outras partes, se tem o Reducionismo, quebusca explicar o todo por uma de suas partes (cultura).
Foram criadas tentativas de explicar essas diferenças entre os homens, como por exemplo, com o determinismo geográfico, que explica essasdiferenças através dos diferentes ambientes físicos, e o determinismo biológico, que explica essas diferenças através de capacidades específicas de diferentes “raças”. Mas essas duas tentativas não são...
tracking img