Etnocentrismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Moral sem ética e sem sentido

Com relação as questões culturais o etnocentrismo aparece como ponto de debate, com obras representativas de visões do mundo fundamentadas rigorosamente em valores emodelos específicos, com autores que julgaram o outro a luz de seus próprios referenciais.
Esta situação fez com que na história a diferença fosse transformada em hierarquia, onde o outro foireduzido a um inferior, dado como selvagem não humano e etc.
Isso mostra a imposição de valores de um grupo sobre outros, visando o claro favorecimento daqueles que dominam, a velha lógica dos vencedoressobre os derrotados, seja no campo político, ideológico, social e outros.
Como se não bastasse a presença do etnocentrismo na história do Brasil, no sentido ideológico da busca dos excluídos o estudodo choque cultural entre indígenas e europeus, atende a crescente demanda pelo convívio com a diversidade.
O etnocentrismo com a expansão européia converteu os povos da áfrica e da America emselvagens. O indígena, no caso do continente americano, foi tratado como preguiçoso, sem fé, sem lei, sem rei.
Exatamente a desculpa que seria usada para impor os referenciais europeus, permitindo assim queos mesmos dizimassem populações nativas, impondo sua cultura e fazendo desaparecer até mesmo a língua de muitos desses povos.
O Brasil esteve desde o seu inicio marcado por uma serie de conceitosequivocados, repleto de afirmações etnocêntricas, onde o outro é sempre levado a um plano inferior.
Voltando mais no tempo e tomando como base a questão indígena, ao invés de abordar a chegada dosportugueses no Brasil como uma invasão e o genocídio de povos nativos, a historia adotou a palavra descobrimento, dando a entender a idéia de progresso.
Um caso mais atual é o de Pedro Álvares Cabral,onde colocou sua chegada ao Brasil como “achamento” da terra mesmo elas já sendo conhecidas e estando povoadas por nativos, que futuramente sofreram com o etnocídio.
Os marginalizados foram ganhando...
tracking img