Reciclagem e coleta seletiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 63 (15513 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Estamos enchendo o mundo de lixo e até o espaço. É lixo em todo lugar, poluindo os rios, terrenos baldios, lagoas, matas e já estão soltando lá no espaço e até pensando em criar lixões lá em cima.
Se não forem tomadas medidas urgentes para reduzir nem que seja lentamente a produção do lixo e também a poluição atmosférica, a tendência é chegar a um ponto em que vai ficarincontrolável.
Com os primeiros centros urbanos formados próximos as águas e em locais planos para fazerem o plantio, também veio junto o acúmulo de lixo nestas regiões.
Umas das soluções mais imediatas é a coleta seletiva e a reciclagem, com este sistema da para reaproveitar praticamente todo lixo coletado, transformando muitos materiais e utilidades novamente. Criando um ciclo permanente de reaproveitamentode tudo aquilo que jogamos fora.




Coleta seletiva

É o termo utilizado para o recolhimento dos materiais que são passíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora. Dentre estes materiais recicláveis podemos citar os diversos tipos de papéis, plásticos, metais e vidros.
A separação na fonte evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, aumentando o valoragregado destes e diminuindo os custos de reciclagem.
Para iniciar um processo de coleta seletiva é preciso avaliar, quantitativamente e qualitativamente, o perfil dos resíduos sólidos gerados em determinado município ou localidade, a fim de estruturar melhor o processo de coleta.




[pic]Separando o lixo

O lixo deteriorável (biodegradável), composto pelos restos de carne, vegetais, frutas,etc, é separado do lixo restante, podendo ter como destino os aterros sanitários ou entrarem num sistema de valorização de residuos.
A reciclagem se tornou uma ação importante na vida moderna pois houve um aumento do consumismo e uma diminuição do tempo médio de vida da maior parte dos acessórios que se tornaram indispensáveis no dia a dia trouxeram um grave problema: qual o destino a dar quandoperdem utilidade? No inicio o os resíduos resultantes da atividade humana tinham como destino as lixeiras ou então aterros sanitários, contudo com o aumento exponencial da quantidade de resíduos e da evolução tecnológica, aliados ao interesse económico de busca de mais matérias primas de baixo custo, o vulgarmente designado lixo começa a perder o caráter pejorativo do nome e começa a serconsiderado como um resíduo, passível de ser reaproveitado. Com as tecnologias actuais apenas uma ínfima parte dos resíduos urbanos não são passiveis de reaproveitamento, sendo direcionados para unidades de eliminação dos mesmos, normalmente os aterros sanitários. Felizmente a maior parte dos mesmos podem ser destinados ao reaproveitamento, quer seja reciclagem ou outros tipos de reaproveitamento. A coletaseletiva, ou recolha seletiva tem como objectivo a separação dos resíduos urbanos pelas suas propriedades e pelo destino que lhes pode ser dado, com o intuito de tornar mais fácil e eficiente a sua recuperação. Assim pretende-se resolver os problemas de acumulação de lixo nos centros urbanos, e reintegrar os mesmos no ciclo industrial, o que trás vantagens ambientais e econômicas. Os pontos ondesão depositados para a recolha são denominados de lixões, ou ecopontos. Estes podem oferecer vários tipos de coletores, de acordo com as especificidades dos residuos da zona e das respostas de tratamento existentes pela entidade que procede ao seu encaminhamento para os centros de valorização.

Cores padronizadas das latas de lixo

• Azu - Papel/Papelão
• Amarelo - Metal
• Verde -Vidro
• Vermelho - Plástico
• Marrom - Orgânico
• Laranja - Resíduos perigosos
• Preto - Madeira
• Cinza - Resíduos gerais não recicláveis ou misturados, ou contaminado não passível de separação
• Roxo - Resíduos radioativos
• Branco - Resíduos ambulatoriais e de serviço de saúde
• Conforme Resolução CONAMA nº 275, de 19 de junho de 2001.

As soluções...
tracking img