Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1617 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A perspectiva de liberdade no código de ética de 1993, que deseja ser a intercessões para consolidação do projeto ético-politico do Serviço Social, neste aspecto de liberdade que se unifica a consciência do ser humano, esta atrelada a critica da sociedade burguesa, para vincular-se como sociedade de classe, extingue a possibilidade dessa consciência, e da liberdade. Segundo Kal Marxcontempla que o sistema capitalista instaura a sociedade de camadas antagônicas. A categoria burguesa se constitui como hegemônico. Os assistentes sociais, corporativos, estudantes e sindicais docente, pesquisadores, revela especialmente como direitos e deveres, este plano conduz também as designações teóricas, políticas e ideológicas da classe Professional.
Nesse aspecto a administraçãoética proposta pelo Serviço Social esta concentrada, notadamente num projeto político em que a consciência se sobrepõe à liberdade individual que dirige valores e alternativa alienados na sociedade profissional. É nesta expectativa que a categoria profissional dos assistentes na atualidade, se dispõem a encaminhar as ações profissionais sob o principio da liberdade como valor ético principal, o queestabelece a conduzir as ações profissionais, aos valores burgueses que oprimi a explicitação da consciência humana.

Relatos vinham mostrando que na década de 30 aconteceu um evento que se tornou um marco referencial para um serviço social brasileiro. Trata-se da conservação do projeto ético político profissional. No ano de 1979, em São Paulo o conselho Federal de Assistente Social promoveu nosdias 23 à 28 de Setembro o III congresso brasileiro de Assistente Sociais, denominado congresso da “virada” marcou profundamente a categoria e foi um momento de grande vitória e mudança para profissão, abrindo caminho para derrota contra Ditadura levando uma conquista a democracia política no Serviço Social brasileiro. Neste mesmo ano foi reconhecido como tempo de renascimento das possibilidadesobjetivas e subjetivas que favoreceram as forças política do trabalho expressar suas lutas pela implementação do estado de direito.
Sustentados por aquela circunstância sócio-historica, Assistentes Sociais começaram a tecer o entendimento do serviço social nos moldes da relação capital/trabalho e nas complicadas reações entre Sociedade e Estado. A “Virada” proporcionou o sabor de descortinarnovas probabilidades de avaliação da vida social, da profissão e das pessoas com os quais o Serviço Social cogita. Dali em diante, a realidade em sua dinâmica e estatura contraditória torna-se o chão histórico prenhe de lições diárias por meio do protagonismo das ações da classe trabalhadora e dos subordinados profissionais que passaram a entender as adequadas necessidades vividas pela populaçãocomo questão posta ao Serviço Social.
Durante o período de 1980, as obrigações sócias são politizadas pelas revelações da classe trabalhadora que se adaptam e se organizam em volta de sua defesa. Direito ao trabalho, a seguridade social, aos direitos sociais, a autonomia de organização sindical, civis e políticos e aqueles incluídos a diversidade humana como direito a identidade, liberdadede expressão e eqüidade de gênero, étnico-racial e a liberdade de orientação e demonstração sexual surgi como ação concreta e movimenta os sujeitos individuais e grupais para a luta . De acordo com a citação de liberdade nesse ponto de vista, Netto.
[...] que tem em seu núcleo o reconhecimento da liberdade como valor central-liberdade concedida historicamente, como possibilidade de escolhaentre alternativa concretas;daí um compromisso com a autonomia, a emancipação e a plena expansão dos indivíduos sociais.(NETTO. 1999. p.104).

Nas atuações inesquecíveis destes indivíduos coletivos, Assistentes Sociais entenderam que as condições de vida e de trabalho se modificam mediante técnicas de obstinação. Apreenderam, ainda, que o conformismo que se reflete na vida diária de amplos...
tracking img