Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (794 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
João fez sua carreira em uma empresa de consultoria antes de ser contratado como diretor de planejamento da Kids, fabricante de brinquedos infantis.
O presidentes, Antonio, neto do fundador,exercia as funções de presidente do conselho de administração e disse a João que sua missão era elaborar um plano estratégico para a empresa retomar o crescimento dos lucros, que vinham caindo nos últimostrês anos por causa de inovações dos concorrentes. Deu-lhe o prazo de cinco meses para apresentar o plano.
João criou logo um comitê constituído pelos principais responsáveis pelas áreas funcionais daempresa para colaborar na formulação do plano. Todos se mostraram dispostos a colaborar, exceto o diretor de marketing, Luiz, que justamente o executivo mais elogiado por Antonio. Disse ele, aoconfiar a missão a João, que o conhecimento que Luiz tinha da empresa seria essencial à formulação do plano.
João começou os trabalhos pedindo a cada um que expusesse seu ponto de vista sobre a situaçãoda empresa e a melhor maneira de fazê-la voltar a lucrar em curto prazo. Todos expuseram a situação de sua área, com algumas sugestões específicas para melhorar sua eficiência.
Luiz contestousistematicamente as sugestões apresentadas, argumentando que elas não resolveriam o problema da empresa, chegando, as vezes, a ironizar os colegas. No entanto, mostrava conhecer profundamente os processos daempresa.
Ao ser solicitado a fazer sua apresentação, Luiz respondeu que não teria tempo para essa tarefa nos próximos três meses, pois tinha outros assuntos que exigiam prioridade.
Sem acolaboração de Luiz e com o desânimo do grupo, era difícil chegar a algum plano satisfatório. Na realidade todos estavam interessados, mas a animosidade em relação a Luiz era crescente.
Responda: o que deuerrado? Porque? O que você teria feito no lugar de João?

R: - A falta de companheirismo e contribuição de Luiz.
- Talvez pelo medo que novas ideias levariam a modificações pela evolução do...
tracking img