Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 158 (39477 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CINCO MINUTOS DE VALORES HUMANOS
para a escola

1º MÓDULO – segundo semestre
__________________________________________________________




OBSERVAÇÕES:


01 - Não tendo este Programa Cinco Minutos de Valores Humanos fins lucrativos, é permitida a sua reprodução em formato de apostila, para a finalidade à qual se destina, ou seja, o ensino de valores humanos, sendo vedada suacomercialização, sob qualquer pretexto, sem a expressa autorização, por escrito, da autora.


02 - Da mesma forma como no primeiro semestre, intercalando as aulas de valores humanos, estão inseridos os episódios restantes da Aventura Virtual.


03 - Para simplificar, nas orientações ao (à) professor (a), estamos generalizando, empregando apenas “o professor”.______________________________________________________________________




1º MÓDULO – segundo semestre




AULA 01

Nelson Mandela






Quem aqui já ouviu a palavra apartheid?


O professor deve incentivar respostas.






A palavra apartheid significa "vida separada".


A apartheid aconteceu na África do Sul, quando os brancos, que dominavam opaís, obrigaram os demais povos a viver separadamente. Isto os impedia de viver como verdadeiros cidadãos.


Os negros compunham 70% da população e foram excluídos de quase tudo. Eles não podiam circular por lugares onde os brancos viviam, a não ser com um “passe” especial, que era muito difícil de conseguir.


Os poucos hospitais que foram destinados a eles eram mal equipados.As melhores praias só podiam ser freqüentadas pelos brancos.


Quase não havia parques, cinemas, campos para esportes ou quaisquer amenidades nas áreas dos negros. Eles viviam na miséria, enquanto os brancos enriqueciam.


Pensem na situação desumana em que os negros viviam na África do Sul.


Mas um homem negro, Nelson Mandela, destacou-se na luta pelos direitos humanosnaquele país. Ele conseguiu estudar Direito, apesar de todas as dificuldades, e como advogado liderou inúmeras ações visando acabar com a apartheid.


Acabou sendo preso e foi condenado à prisão perpétua.


Mandela ficou 27 anos na prisão. Pensem só. 27 anos preso, pelo fato de lutar pela igualdade de direitos em seu país...


Acontece que nesse período seu nome ficou de talmodo associado à luta contra o apartheid que o clamor "Libertem Nelson Mandela" espalhou-se ao redor do mundo.
Em 1990, devido principalmente a pressões internacionais, Nelson Mandela foi libertado da prisão, com 72 anos de idade. Em 1994 tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul, acabando finalmente com esse tão nefasto regime chamado apartheid.


Em 1993 Nelson Mandela, juntocom outra pessoa, ganhou o Prêmio Nobel da paz.


Nelson Mandela foi um idealista. Ele disse: “Minha luta é por uma sociedade democrática, livre, onde todas as pessoas de todas as raças vivam juntas em harmonia e com oportunidades iguais.”


Em 2004, aos 85 anos de idade, Mandela se retirou da vida pública.


Ele havia cumprido sua missão.






Quem de vocês sabe deoutras pessoas eu tenham cumprido uma missão?


O professor deve incentivar respostas e socializar o tema.





AULA 02
As várias faces da paz


Quem aqui sabe dizer o que é paz?
O professor deve incentivar respostas.



Sobre a paz, o dicionário Aurélio diz: 1. Ausência de lutas, violência ou perturbações sociais. 2. Ausência de conflitos entre pessoas;bom entendimento, harmonia. 3. Ausência de conflitos íntimos; tranqüilidade de alma. 4. Situação de um país que não está em guerra com outro.





Como vemos, a paz tem várias faces. Ela também pode estar relacionada à própria pessoa; pode se referir à família, ao bairro, à cidade, ao país... ou então ao nosso planeta. Também pode ser individual ou coletiva.
Vamos começar pela...
tracking img