Saneamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (457 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
saneamento

1. Com o objetivo minimizar os riscos e os prejuízos causados por inundações a drenagem urbana possibilita o desenvolvimento urbano de forma coerente, articulada e sustentável.2. A microdrenagem inclui a coleta e o afastamento das águas superficiais ou subterrâneas através de pequenas e médias galerias, enquanto a macrodrenagem inclui além da microdrenagem, as galerias degrande porte (D>1,5m) e os corpos receptores, tais como canais e rios canalizados. Os períodos de retorno utilizado no dimensionamento do sistema de microdrenagem e macrodrenagem são diferentespara se evitar o acúmulo excessivo de água, principalmente na microdrenagem, levando a inundações.

3. O escoamento urbano, de volume altamente elevado e qualidade degradada, ocasiona diversosimpactos nos ecossistemas aquáticos e prejudica a manutenção dos usos múltiplos da água.

4. A urbanização produz grande impermeabilização do solo e a canalização do escoamento leva a um aumento davazão máxima de uma bada urbana. Isto leva a um impacto na qualidade da água, que é o resultado de alguns fatores: poluição existente no ar que se precipita junto com a água; lavagem das superfíciesurbanas contaminadas com diferentes componentes orgânicos e metais; resíduos sólidos representados por sedimentos erodidos pelo aumento da vazo (velocidade do escoamento) e lixo urbano depositado outransportado para a drenagem; esgoto cloacal que não é coletado e escoa através da drenagem.

5. O grande desenvolvimento urbano leva a um aumento da ocupação do solo, como consequenteimpermeabilização das superfícies e implementação de rede de drenagem, faz com que aumentem a magnitude das inundações, bem como a sua frequência. Este desenvolvimento também pode produzir obstruções aoescoamento como aterros, pontes, drenagens inadequadas, entupimento em condutos e assoreamento.
Os sistemas de drenagem é o ato de escoar as águas de terrenos encharcados, por meio de condutos forçados e...
tracking img