Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1610 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Ética

O estudo sobre a ética nos revela uma imensa curiosidade de saber sobre os vários tipos de pensamentos que variam sobre esse assunto abordado, mas sempre traz consigo muita força pelo grande prazer que é conhecer sobre ela. Primeiramente, devemos ter claro o que significa ética, pois ela se apresenta como um conjunto de valores morais que serve para dar direção às atitudes dahumanidade dentro do seu convício social. Para Adolfo Sanchez Vázquez (2003, p.23), “a ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é a ciência de uma forma específica de comportamento humano”. Ela serva para que haja um equilíbrio na conduta do ser humano, onde se identifica que tudo que é antiético, é contra os valores morais de uma sociedade que procura serequilibrada e organizada. Tal como exemplo, em que ninguém vai sair pelas ruas jogando pedra nos vidros dos carros ou sair nú, sem roupas pela cidade sem ser apreendido. A ética é um conjunto de conduta que de mãos dadas com o bom senso, permita ao ser humano ser melhor do que o é.
O desenvolvimento do conhecimento humano deve sempre estar acompanhado pela ética, pois desde cedo, na educaçãoinfantil, deve-se ensinar as crianças de forma a terem sempre em mente a importância dos valores sociais, culturais, e o senso de bem-estar com o próximo; isso levará cada uma delas a ter o desejo de construir um projeto de vida definido pelos sentimentos, pensamentos e atitudes mais nobres que possam ter e praticar.


Ética e Moral

Ao se tratar sobre a ética é necessário mostrar a diferença entreética e moral, já que estas duas palavras parecem ter o mesmo sentido e às vezes são empregadas em textos como se tivessem o mesmo significado; sendo que (mores, no latim, e ethos, no grego) uma vez que as duas indicam um significado comum, levando à idéia de costume. De acordo com o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ética e moral são “o estudo dos juízos de apreciação que se referem à condutahumana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e de mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto” (p.300; p.471).
Embora as palavras que os designam tenham a mesma origem de sentido, os conceitos de ética e moral incorporam, em seu percurso histórico, significações diferenciadas. No campo da filosofia faz-se uma distinção entre eles, definindo a moral comoum conjunto de princípios, crenças, regras que orientam o comportamento dos indivíduos nas diversas sociedades, e a ética como a reflexão crítica sobre a moral.
Após a distinção entre os termos, fica mais fácil compartilhar o aprendizado entre o educador e o seu educando, e com isso a escola em sua educação pode, de forma mais eficiente, atingir seu objetivo, que é formar o cidadão ético commoral.


A ética do educador

O educador precisa ser parceiro da ética, pois são os construtores de um amanhã possível de grandes realizações, que permitam a existência de um mundo mais justo; ele pode e deve contribuir para o desenvolvimento dos seus aprendizes, levando-os a compreenderem o caminho que devem seguir. O educador deve viver de forma ética diariamente, para que possa de maneiraespontânea, exalar essa realidade para seus alunos, então teremos um compromisso muito maior com cada um de nós mesmos. Isso leva-nos a pensar de forma que o educador deve ser verdadeiro não apenas em sala de aula, mas fora dela também, pois a educação é muito mais que um trabalho apenas, é um projeto de vida que envolve todos os setores da vida de um pedagogo, de um professor, e com certeza issorefletira em sala de aula; portanto, e muito importante ser primeiro e ensinar a ser depois. O compromisso em ser ético vai interagir com os alunos e será onde o processo de educação será tido como satisfatório e com excelentes resultados.


Os princípios éticos do educador

O educador que busca cumprir o seu papel com ética profissional, precisa conhecer os princípios éticos que irão...
tracking img