Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (939 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Artigo

Liderança Relacional


Lembro-me o quanto sentada na minha mesa de trabalho, tinha vontade de dar idéias incomuns nas reuniões, inventar uma nova forma de fazer o relatório,despatronizar os processos e criar rotinas adaptativas, até que chegasse a hora de assinar o ponto e ir para casa, sabendo que no dia seguinte a frustração viria junto com o sol.  E novamente o chefedizia o que eu tinha de fazer sem me dar a menor chance de uma sugestão. O trabalho era fragmentado e eu não tinha a noção da influência da minha parte no todo.Afinal queria ser sócia ativa,experienciar situações, cooperar, ter vários pontos de vista, dentro de uma estrutura flexível com base em relacionamentos.
Do meu lado, o colega trabalhava muito bem, aguardando sua vez em ser chamadoe pedindo ao chefe para dar as ordens do dia. Quando, por algum motivo as orientações não vinham, ele ficava perdido. Sua  produtividade aumentava quando cumpria ordens, como um soldado impecável edisciplinado. Sentia-se feliz tendo a certeza de que  o seu dia era milimetricamente previsível sem questionar ou duvidar de um ordem. Estava alí para obedecer e com prazer ele cumpria a tarefa semnecessitar de nenhum significado maior para o que estava fazendo.
A questão aqui não é se é melhor ser um infeliz inquieto e inconformado ou um feliz acomodado. Hoje, como estudiosa dasrelações humanas percebo que existem tantas sentenças quanto cabeças e infinitas formas de encontrar a felicidade ou infelicidade. A Maestria de um Lider é ter acuidade sensorial para perceber as diferençasindividuais a fim de tirar o melhor de cada temperamento sem modificá-lo ou encaixá-lo a um estilo de gestão.
O respeito ao funcionamento do outro é um exercício que se faz respeitando o seu própriojeito de funcionar.  A questão primeira é que o desconhecimento vem da incapacidade de parar para entender como se relaciona, o que motiva, o que aborrece, o que faz o olho brilhar, o que move. 
Na...
tracking img