Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (561 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
Ao longo dos últimos anos, o crescimento das discussões sobre a conduta ética dos indivíduos em diversos campos da atividade humana, tais como na política e no campoprofissional, foi aumentando e provocando a necessidade de discussão. Na área de negócios, mais especificamente, escândalos recentes nos EUA – crise imobiliária de 2008– levaram ao desenvolvimento de medidasmais eficazes de controle. Embora não seja uma norma exigida para todas as empresas, o código de ética a ser adotado pelos seus principais executivos obriga-os a acatar e praticar as determinaçõeslegalmente requeridas nas empresas com ações em Bolsa de Valores norte-americanas.
No Brasil, ainda que não existam normas que obriguem a constituição de Códigos de Ética empresariais, em algumasprofissões, como: Contabilidade, Administração ou Direito, o exercício da atividade profissional, seja como autônomo ou assalariado, é regido, entre outras normas, por um Código de Ética Profissionalemanado do órgão de classe.
A função dessas entidades é a de proteger a sociedade de maus profissionais que exercem funções de relevante interesse público. Por esse motivo, fiscalizam asatividades de seus membros por meio de um Código de Ética profissional (esses códigos contêm os padrões morais que os profissionais devem observar).
Não é dada ao profissional a possibilidade deoptar pela postura ética que ele julga mais adequada para resolver determinado dilema – relatividade – divergindo do código, haverá punição.
Assim, a ética profissional, desde a suaregulamentação, passa a ser um conjunto de prescrições de conduta. Portando o direito administrativo incita os mandamentos e decorrem em sanções administrativas como: advertência; suspensão; dentre outraspunições. Os códigos de profissões regulamentadas por Conselho de Classe são impositivos porque quem os elabora possui autoridade delegada pelo Estado não apenas para criá-los, mas para fazê-los cumprir....
tracking img