Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1184 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS







ATPS: ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA- 1 °SÉRIE ÉTICA
E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO.




















Trabalho solicitado pelo Professor .

Ética e Relações Humanas no Trabalho.
























FEIRA DESANTANA

2012
















Mapa Conceitual













.






Etapa02

Ética

Ética é um conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, e é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada dogrego, e significa aquilo que pertence ao caráter. Ética é diferente de moral, pois moral se fundamenta na obediência a normas, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos e a ética, busca fundamentar o modo de viver pelo pensamento humano.

A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, aética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.



Moral

Moral é o conjunto de normas que regulam o comportamentodo homem em sociedade. A moral sempre existiu, pois todo ser humano possui a sua própria consciência moral, que é o que o leva a distinguir o bem do mal no contexto em que vive, enquanto a ética surgiu com Sócrates, que é a disciplina que investiga e explica as normas morais, o que leva o homem a agir não só por tradição, educação ou hábito, mas principalmente por convicção e inteligência.Moral significa algo relativo aos costumes e deriva do latim, moral se originou quando os romanos traduzirem a palavra grega êthica. A moral encontra-se com a ética, pois a suporta, uma vez que não existem costumes ou hábitos sociais completamente separados de uma ética individual. A moral tem como finalidade nos dar valores que nos possibilitem viver bem. E viver bem é viver feliz. Assim, amoral é o tão buscado caminho para a felicidade. Se você duvida talvez precise prestar um pouco mais de atenção no que se encontra ao redor do conceito na palavra “moral”.

Lei

Lei (do verbo latino ligare, que significa "aquilo que liga", ou legere, que significa "aquilo que se lê") é uma norma ou conjunto de normas jurídicas criadas através dos processos próprios do ato normativo eestabelecidas pelas autoridades competentes para o efeito.

A palavra lei pode ser empregada em três sentidos diferentes, conforme a abrangência que se pretenda dar a ela. Numa acepção amplíssima, lei é toda a regra jurídica, escrita ou não; aqui ela abrange os costumes e todas as normas formalmente produzidas pelo Estado, representadas, por exemplo, pela Constituição federal, medida provisória,decreto, lei ordinária, lei complementar, etc. Já num sentido amplo, lei é somente a regra jurídica escrita.A palavra lei designa uma modalidade de regra escrita.




Saber diferenciar ética moral e lei

É extremamente importante saber diferenciar a Ética da Moral e Lei. Estas três áreas de conhecimento se distinguem, porém têm grandes vínculos e até mesmo sobreposições.A Moralbaseiam-se em regras que visam estabelecer uma certa previsibilidade para as ações humanas, estabelece regras que são assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver. A Moral independe das fronteiras geográficas e garante uma identidade entre pessoas que sequer se conhecem, mas utilizam este mesmo referencial moral comum. A Lei busca estabelecer o regramento de uma sociedade...
tracking img