Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A série Ser ou Não Ser traz hoje uma questão delicada e importante para nossa vida. O que é ética? Por que ela é importante na vida em sociedade? Qual a relação entre ética e indiferença?

Umafoto, publicada no jornal "O Globo" no início de setembro, deixou os leitores indignados. O corpo de um turista cego, que morreu afogado na Praia Vermelha, ficou horas no calçadão, enquanto não eraremovido. Mas esse estranho elemento em um dos cenários mais bonitos do Rio de Janeiro não abalou os outros visitantes. Eles simplesmente ignoraram o cadáver ao lado.

“Você vê que as pessoas estãosorrindo. Elas fotografavam, passavam, brincavam, transitavam ao lado do corpo. É como se não estivesse ali. Essa indiferença, esse descaso, é que me chamou a atenção”, conta o fotógrafo Michel Filho.Por que esta cena não foi capaz de afetar as pessoas em volta?

A relação entre ética e indiferença é o tema de hoje da série Ser ou Não Ser. "Indiferença" é uma palavra que não faz parte da vidade Áurea, uma assessora parlamentar de Brasília que hoje lida com a questão indígena. Ela já perdeu a conta de quantas vezes abriu a porta de casa para índios, meninos de rua, ou qualquer um queprecisasse de ajuda. “A pessoa fala assim: ‘Ah, você mexe com índios, né? Você mexe com crianças de rua’. Eu falo: ‘Não, eles é que mexem demais comigo’”, conta Áurea.

Áurea teve sete filhos de trêscasamentos. E assim, ela formou uma grande família de artistas e músicos: Abaetê, Jandira, Flora, Zé, Caetano, Dario e Julia. “O resultado disso, eu quero dizer, é de bênção. Eu sou uma pessoa sete vezesabençoada”, agradece Áurea. “A gente sempre foi criado muito solto, minha mãe estava sempre trabalhando, a gente ficava aqui nesse caos. Agora, quando tinha alguma repreensão, era interessante porque- isso é uma coisa que eu lembro até hoje - minha mãe sempre batia numa coisa de caráter”, lembra Zé, hoje designer gráfico.

Como tantas outras mães, Áurea sempre se esforçou para que os filhos...
tracking img