Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA 1

Gestores de Recursos Humanos deveriam estar 100% ligados à ética e seus princípios ao tomar as decisões referentes às atribuições que seu cargo exige. Ser atento à ética e à moralidade é um fator que diferencia não só o profissional no mercado, mas a empresa como um todo, a empresa é mais bem vista quando segue os padrões éticos pré-estabelecidos pela sociedade.
Mesmo quando umaorganização não tem um código de ética formal, sempre existe um conjunto de princípios e normas que sustentam as suas práticas e, quando os funcionários percebem que os gestores agem com ética, automaticamente eles sentem-se mais motivados, mais empenhados ao desenvolver suas tarefas, pois sabem que não serão “passados pra traz”, haja vista que a ética está diretamente ligada ao que é justo, ao que écerto e direito. Uma empresa é considerada ética se cumprir com todos os compromissos éticos que tiver, se adotar uma postura ética como estratégia de negócios, ou seja, agir de forma honesta com todos aqueles que têm algum tipo de relacionamento com ela, como os clientes, os fornecedores, os sócios, os funcionários, o governo e a sociedade como um todo. Qualquer decisão ética tem por trás umconjunto de valores fundamentais, entre eles: ser honesto em qualquer situação, ter coragem para assumir decisões, ser tolerante e flexível, ser íntegro, educado, fiel, humilde e prudente.
Empresas não são apenas entidades jurídicas, elas são formadas por pessoas e só existem por causa delas. Por trás de qualquer decisão, de qualquer erro ou imprudência, estão seres de carne e osso. E são eles quevão viver as glórias ou os fracassos da organização. Quanto mais uma organização se destaca no mercado, mais se deve preocupar com as relações éticas. Errar é humano, mas falhas éticas destroem carreiras e organizações. Por isso a necessidade de todos “policiarem-se” constantemente para que não fujam da conduta ética, pois apenas um deslize ético é capaz de destruir toda uma carreira de sucesso.ETAPA 2

Ética é a forma de pensar sobre uma determinada realidade, e, sobre essa realidade, refletimos de tal forma que chegamos a uma conclusão do que devemos fazer, o que é certo e de acordo com as regras e costumes da sociedade em que estamos inseridos. A ética é praticada sem nenhum tipo de determinação vem de dentro, do consciente. Quando estamos diante de uma situação, como porexemplo, definir o conceito de Bem, estamos num problema geral de caráter teórico, no campo de investigação da ética, tanto assim, que diversas teorias éticas organizaram-se em torno da definição do que é Bem. Ética é tudo que envolve integridade, é ser honesto em qualquer situação, é ter coragem para assumir seus erros e decisões, ser tolerante e flexível, é ser humilde. Todo ser ético reflete sobresuas ações, pensa se fez o bem ou o mal para o seu próximo. É ter a consciência “limpa".
Já a moral é um conjunto de ações que temos que fazer para estarmos dentro das leis da nossa sociedade e, podem ser adquiridos por meio da educação que recebemos, por meio de tradições e até do próprio cotidiano. A Moral tem caráter obrigatório. A expressão "bons costumes" é usada como sendo sinônimo de moralou moralidade, pode então ser entendida como o conjunto das práticas cristalizadas pelos costumes e convenções histórico-sociais. Cada sociedade tem sido caracterizada por seus conjuntos de normas, valores e regras.
A lei visa disciplinar condutas objetivando o melhor interesse da coletividade, de forma a proporcionar uma coexistência pacífica entre os membros da sociedade, é o que põe limitesnas condutas dos seres humanos. São regulamentos que regem o modo de agir de um grupo social. Em toda sociedade, para o bom funcionamento e benefícios do grupo, é estipulado regras a ser seguidas para o bem de toda a sociedade. As leis têm uma base territorial, elas valem apenas para aquela área geográfica onde uma determinada população ou seus delegados vivem.
Tanto a Moral como a lei,...
tracking img