Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1142 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

Introdução 2

O que é ética profissional? 3

Como é ser um profissional ético? 3

A competitividade nas negociações de corretagem 4

Vantagens de profissionais éticos 4

Por que o corretor deve se preocupar com
a ética nos negócios? 5

Qual a importância do Código de ética para
o corretor de seguros? 5

Conclusão 7Referências Bibliográficas 8

1-INTRODUÇÃO

Sabemos que a ética tem seus princípios baseados na antiguidade grega (384 – 322 a.C.), foi quando Aristóteles lançou suas idéias sobre a virtude ética. Com a evolução da humanidade, a ética se torna imprescindível para nortear a convivência entre as pessoas.

Neste trabalho nosso objetivo e mostrar a importância da ética no mundo dosnegócios e neste contexto, a importância do homem é fundamental para colocar em pratica ações eticamente correta. Nosso foco é o profissional de seguros que seguindo as normas éticas terá enorme sucesso em um mercado altamente competitivo.

Dentre as qualidades que consideramos mais importantes no exercício da profissão, está a responsabilidade perante o bem de terceiros e a manutenção de seusdireitos, que se relaciona com a honestidade e confiança que nos é depositada. É muito fácil encontrar a falta de honestidade quando existe a necessidade de lucro.

O QUE É ÉTICA PROFISSIONAL?
Podemos definir a ética profissional como sendo o conjunto de normas morais pelas quais os indivíduos devem guiar seu comportamento em qualquer profissão que exerça, colocado em prática dentro do contextosócio-cultural no qual a pessoa exerce sua profissão. Para todo ser humano a ética é fundamental, pois agindo com princípios éticos conseguiremos viver relativamente bem em sociedade. A pressão exercida pelo mundo globalizado por resultados cada vez melhores dos indivíduos nas empresas, pode, muitas vezes, afetar o desempenho ético, pois o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente,e às vezes não nos deixa tempo para refletir sobre nossas atitudes. Devemos, porém, ter a consciência de que nossas ações podem influenciar na vida dos outros, tanto positivamente, quanto negativamente e que isto acarreta em responsabilidade para nós.
COMO É SER UM PROFISSIONAL ÉTICO?

O profissional ético tem de agir de forma profissional em todos os momentos de sua carreira, mesmo nosmomentos em que encontrar as situações mais difíceis. Um profissional ético segue um conjunto de valores morais e foca suas atitudes de forma a não prejudicar os outros. Existem varias características para ser um profissional ético, citamos abaixo algumas que encontramos como sendo básicas para o exercício de qualquer profissional:

1. Ser honesto em qualquer situação - é a virtude dos negócios.
2.Ter coragem para assumir as decisões - mesmo que seja contra a opinião alheia.
3. Ser tolerante e flexível - deve-se conhecer para depois julgar as pessoas.

4. Ser íntegro - agir de acordo com seus princípios
5. Ser humilde - só assim conseguimos reconhecer o sucesso individual.
6. Nunca faça algo que você não possa assumir em público.
7. Ser ético significa, muitas vezes, perderdinheiro, status e benefícios.
8. Pontualidade vale ouro. Se você sempre atrasar, será considerado indigno de confiança e pode perder boas oportunidades de negócio.
9. Faça o que disse e prometeu. Quebrar promessas é imperdoável.
10. Aja de acordo com seus princípios e assuma suas decisões, mesmo que isso implique ficar contra a maioria.

A COMPETITIVIDADE NAS NEGOCIAÇÕES DE CORRETAGEM

ACompetitividade nas Negociações de Corretagem tem dois lados: bom e ruim. É bom porque gera com isto o que podemos chamar de competitividade saudável onde os profissionais da área de corretagem entram e administram uma concorrência entre si de maneira ética, respeitando o concorrente e usando seus conhecimentos e habilidades da melhor forma possível na negociação para garantir a venda e ter o seu...
tracking img