Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Da ética a ética
A economia, como todas as ciências, evolui a partir das tensões entre o conhecimento teórico e na constante tentativa de explicar a realidade no mundo em que vivemos. Contudo na ciência econômica ocorrem outras tensões por causa da realidade e os desejos sociais ilimitados dos homens em cada sociedade.
No século XVII, enquanto o pensamento econômico continuava amarrado aopassado, ou seja, preso à ética medieval e a visão do processo social devido aos valores éticos na religião cristã. Assim esse pensamento não avançava porque os juros e os preços de mercado eram vistos como pecado pela sociedade. Já no século XVIII quando o pensamento humano torna-se livre, Hobbes (1588-1679), explica sua tese baseada no egoísmo. Com isso houve avanços no comportamento humano, em queseu conhecimento era fruto das suas experiências durante sua vida. Mas recentemente, ao criar o pensamento econômico diferenciado ao da teologia, os homens voltam ao antropocentrismo, com sentimento de poder próprio como se fosse um Deus. Portanto o homem se concretizou com ser e reduziu a sua própria finalidade, ou seja, à de transformar a natureza em produtos da economia, e abandonou adependência de um Deus e caiu na sua materialização, esquecendo os valores éticos e também eliminou sua moral. Hoje, a falta desses valores éticos e morais impedem que a ciência econômica avance em benefícios para uma sociedade como todo. Porque fica difícil resolver os problemas ecológicos, despreza a preocupação com a justiça, estabelece uma relação de riqueza a produção de bens materiais, e também noproblema da relação entre os homens, ou seja, onde a cooperação dos homens foi trocada pela competição, fortalecendo as desigualdades, ao invés de igualdade entre os homens.
Nos últimos dois séculos a maioria das crises deu-se porque o processo econômico na pratica não funcionava, havendo tensões entre a teoria e a realidade, causadas às vezes por crises de desemprego, inflação no capitalismo, ou dasquebras de safras e descumprimento de metas no socialismo. Portanto as teorias da época não eram capazes nem de explicar e nem de propor saídas para superar a crise. Por isso até mesmo as crises mais sérias, como a crise de 1929, não houve preocupação entre a proposta econômica e os desejos sociais, somente nos anos 60 é que há tensão entre esse dois aspectos, por que a contestação ideológica aoconsumo como instrumento de realização, de formulações neomalthusianas, ou seja, que mostrava a impossibilidade de manter o ritmo do enriquecimento, a contestação política, que indicava a injustiça da distribuição da riqueza, onde aos poucos rompe o atual conceito de riqueza, então baseado no PIB.
A idéia do individualismo e do egoísmo como base do bem comum foi um avanço em relação aocorporativismo religioso medieval, mas somente se o poder de cada indivíduo não tivesse potencial catastrófico. Daí surge diversos problemas como:
A poluição das centrais nucleares, as mudanças no clima pelo consumo de certos bens ou por causa de grandes obras de represas, as migrações em massa possibilitadas pelos modernos e baratos, sistemas de transporte e provocadas pela expulsão e atração de origemeconômica são efeitos planetários, embora as decisões sejam tomadas por uma razão nacional e às vezes pessoal de algum agente econômico.
A contribuição dos fisiocratas, tentando dar valor a terra não avançou, em relação às necessidades de hoje, por verem a terra como solo, mas precisamos vê-la como planeta.
Portanto, voltando à essência da riqueza, a ciência econômica iniciou-se com a busca deabolir a ética baseando-se no pensamento, e tentando explicar e aumentar a riqueza, em que na época teve como idéia central da ciência econômica o livro, A Riqueza das Nações, escrito pelo um professor de moral, Adam Smith que seu objetivo no livro era apresentar a riqueza, diferente do entesouramento mercantilista e explicar como a economia se formava no mundo dos homens, suas vontades, desejos,...
tracking img