Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 55 (13743 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Palavra chave: Mei, Empreendedor, Individual.

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 Cronograma.................................................................................................. 11
Figura 2 Orçamento..................................................................................................... 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 9
1.1 Objetivos 9
1.1.1 Objetivo geral 91.1.2 Objetivos específicos 10
1.1.3 Justificativa 10
1.1.4 Metodologia 10
1.1.5 Cronograma 11
1.1.6 Orçamento 11
2 REVISÃO DA LITERATURA
2.1 Caracterização 11
2.1.1 Características cumulativas: 12
REFERENCIAS 15

1 INTRODUÇÃO

O MEI (Micro Empreendedor Individual), ou também chamado de EI (empreendedor individual) foi criado com o objetivo de legalizar os mais de 10 milhões demicroempreendedores que não tinham nenhum direito previdenciário e nem personalidade jurídica. Essa facilidade da lei permite a legalização de negócios até mesmo em residências e sem pagamento de taxas de legalização, registro ou alvará, e só é válido para negócios com faturamento anual até 36 mil reais, o que dá uma média de 3 mil reais por mês. Uma outra característica do MEI é seu vínculo àPrevidência Social, que sai da situação habitual dos contribuintes individuais, como é o caso de todos os demais empresários. Então, por que ser Empreendedor Individual?
Ser empreendedor individual é uma oportunidade para quem trabalha por conta própria conquistar cidadania e formalizar seu pequeno negócio com menos burocracia e sem custos. É ter a possibilidade de crescimento e desenvolvimento doseu negócio.
MEI é o empresário individual, sem sócios, optante pelo Simples Nacional e com receita bruta anual de até R$ 36000,00 (trinta e seis mil reais). São unidades produtivas autônomas que trabalham individualmente ou com auxílio de até um funcionário, ganhando um salário mínimo, ou um salário piso da categoria, que atua economicamente de forma virtual.
O Micro empreendedor é um seguradocontribuinte individual, que não pode participar de outra empresa como titular, sócio ou administrador. Atua nas modalidades que prescindem de estabelecimento fixo, como aquelas exercidas de porta em porta, pela internet, pelo telefone, pelos correios, com uso de máquinas automáticas ou em locais físicos fora do próprio, como barracas, stands, espaços em locais públicos e assemelhados.

1.1Objetivos

1.1.1 Objetivo geral

O objetivo do presente trabalho é de apresentar aos interessados em constituir a MEI, o que é a Micro Empresa Individual, quais as etapas para o referido processo de abertura da empresa, a receita bruta limite e as vedações ao enquadramento, a forma de contabilização da empresa, tributação, as vantagens de sair da informalidade, a possibilidade de contratação demão de obra, as formas de recolhimento de impostos, apresentação de modelo das guias a recolher – DAS, declaração anual de ajuste, e a tabela de atividades permitidas.

O presente trabalho tem por objetivo introduzir o conceito do MEI àquelas pessoas que estão na informalidade, trabalho autônomo, esclarecendo o que é o MEI, o passo a passo para se tornar um MEI, esclarecer as vantagens de sair dainformalidade, os benefícios de se legalizar, as formas de recolhimento de impostos, quais impostos e suas alíquotas.
Apresentará também uma breve demonstração estatística da situação do MEI no Brasil e expectativa de crescimento do cadastramento e alterações que transitam no Congresso a serem aprovadas.

1.1.2 Objetivos específicos

__ Realizar pesquisa teórica como se tornar um MicroEmpreendedor Indvidual.
__ Coletar informações gerais sobre os formalizados.
__ Analisar resultados

1.1.3 Justificativa

O presente projeto se justifica pelo fato de ressaltar a importância de sair da informalidade e os benefícios que a MEI poderá trazer também futuramente para o Empreendedor Individual sendo uma oportunidade para quem trabalha por conta própria conquistar cidadania e...
tracking img