Etica e responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4217 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1- ÉTICA

É o campo do conhecimento que discute as questões de apreciação e avaliação do comportamento humano do ponto de vista do bem e do mal, relativamente ao indivíduo, sua interação com o grupo social e, em especial para o objeto deste artigo, sua atuação nas organizações.

O termo ética vem do grego “ethiké” e, de acordo com Chiavenato, “constitui-se de um conjunto de valores eprincípios morais que definem o certo ou errado para uma pessoa, grupo ou organização. O comportamento ético acontece quando a organização encoraja seus membros a comportarem-se eticamente de maneira que os companheiros aceitem e sigam tais valores e princípios. Em termos amplos, a ética preocupa-se com o comportamento: é uma obrigação considerar não apenas o bem-estar pessoal, mas também o dasoutras pessoas”.

A ética lida com a aprovação ou reprovação de um determinado comportamento em relação ao chamado “comportamento ideal”, que normalmente é estabelecido, entre as pessoas envolvidas, por meio de um código de conduta.

1.1 Códigos de Ética

Os códigos de ética são conjuntos de normas de conduta específicos de determinados grupos ou indivíduos. Há diversos códigos deética, como por exemplo: dos médicos, dos propagandistas, dos militares, dos políticos, de um dado partido político, dos jornalistas, de um grupo social, de uma corrente filosófica ou doutrinária (como a ética do capitalismo ou a ética protestante), ou até mesmo de uma só pessoa.

Podem ser explícitos, como no caso dos médicos, que fazem juramento de tudo fazer para assegurar a sobrevivência daspessoas diante das mais adversas situações; ou implícitos, como a “obrigação” que sentem os motoristas de avisar aos “colegas”, por meio de sinais de farol, que há um comando policial fiscalizando aquela estrada. Ou ainda, o marido traído. Todos sabem: vizinhos, amigos e até parentes próximos, mas ele não. Sempre será o último a saber.

Segundo Chiavenato, “a ética influencia todas asdecisões dentro da organização. Muitas organizações têm o seu código de ética como uma declaração formal para orientar e guiar o comportamento de seus parceiros. Para que o código de ética encoraje decisões e comportamentos éticos das pessoas são necessárias duas providências:

I- As organizações devem comunicar o seu código de ética a todos os seus parceiros, isto é, às pessoas dentro e fora daorganização.

II- As organizações devem cobrar continuamente comportamentos éticos de seus parceiros, seja através do respeito aos seus valores básicos, seja através de práticas transparentes de negócios”.

Códigos de ética fazem parte do sistema de valores que orienta o comportamento das pessoas, dos grupos, das organizações e seus administradores.

A noção do que vem a serético, as decisões pessoais e organizacionais tomadas em todos os níveis, refletem os valores vigentes na sociedade naquele momento.

A prática de utilizar determinados recursos em programas de televisão, como no caso em que são mostradas deformidades físicas ou pessoas em situação constrangedora, é condenável pelas próprias emissoras. No entanto, em nome da audiência, continuam a utilizá-los.Segundo Stoner, a ética na administração abrange quatro níveis ou categorias:

a) Social - presença, papel e efeitos das organizações na sociedade

É justo os executivos ganharem o equivalente a dezenas de salários dos trabalhadores operacionais?

Pode-se aceitar a influência das empresas nas decisões governamentais ou participarem da escolha de políticos e dirigentes, pormeio de financiamento de campanhas?

b) Stakeholder - influência das organizações sobre as pessoas e instituições que sofrem diretamente seus efeitos

Tem a empresa a obrigação de informar sobre os riscos de seus produtos para o consumidor?

Como devem ser as relações de funcionários com os usuários?

Tem a empresa obrigações perante a comunidade, os fornecedores e...
tracking img