Fases da vida humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2798 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Fase do desenvolvimento humano – do nascimento a velhice
As etapas do crescimento e desenvolvimento humano podem ser divididas em cinco grandes fases: pré-natal, infância, adolescência, idade adulta e velhice
Pré natal: que refere-se a quando a criança ainda está dentro da barriga da mãe, aqui o embrião mede cerca de 25mm de comprimento, tem traços faciais, membros, mãos, pés,dedos e unhas tornam-se aparentes
Infância: (vai do nascimento até 11 anos) Também chamada de fase de crescimento e desenvolvimento por ser nesta fase que o crescimento e desenvolvimento se dão de forma mais acentuada.
Adolescência: Entre a infância e a adolescência há a puberdade, que é uma fase de transição entre elas; quando se iniciam as mudanças no corpo, graças à ação de alguns hormônios.Idade adulta: É ainda um ser em adaptação entre a adolescência e a maturidade. Nesta fase o individuo já alcança seu pleno desenvolvimento corporal.Algumas características desta fase são:Grande vitalidade, diminuição da exigência calórica, completa-se o crescimento em estatura tanto no homem quanto na mulher.
Velhice: (dos 60 anos até a morte) O envelhecimento é um processo contínuo e gradual quese da através de toda a vida. A forma como o indivíduo envelhece é muito individual e sofre a influência de vários fatores como: genético, cultural, o meio ambiente e os hábitos de saúde, trabalho e laser mantidos ao longo da vida.

Fases do desenvolvimento humano
O desenvolvimento humano é muito rico e diversificado. Cada pessoa tem suas características próprias, que as distinguem das outraspessoas, e seu próprio ritmo de desenvolvimento. Entretanto apesar das diferenças e das incertezas que marcam o desenvolvimento humano, alguns pesquisadores estabelecem fases de desenvolvimento, as quais obedecem a uma certa seqüência, valida para todos. Isto é, todas as pessoas, ao se desenvolverem, passam por essas etapas embora varie a idade e as características.
Ao analisarmos a disciplina,tendo em vista o material sobre desenvolvimento humano, descobrimos que o mesmo refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico.
Na vida dos seres humanos existem cinco fases:

Pré natal, que refere-se a quando a criança ainda está dentro da barriga da mãe.O processo de desenvolvimento pré-natal ocorre em três fases:
Fase germinativa;
Fase Embrionária;
Fasefetal.
A fase germinativa compreende o período de aproximadamente duas semanas. Nessa fase, o organismo se divide, torna-se mais complexo e se implanta na parede do útero.
Num período de aproximadamente 36 horas após a fecundação, o zigoto unicelular entra num período de rápida divisão celular, fase esta chamada de mitose. 72 horas após a fecundação, o zigoto já está dividido em 32 células quevão se multiplicando de forma rápida e contínua até a fase final.
Durante o processo de divisão o óvulo fecundado se dirige pelas trompas de falópio até o útero, esse deslocamento dura em média de 3 a 4 dias; Ao chegar nó útero o óvulo já alterou sua forma para uma esfera contendo o blastocisto, que promoverá a formação do disco embrionário, uma massa celular espessa a qual o bebê se desenvolverá.O disco embrionário é formado por uma camada superior chamada ectoderma que se transformará em unhas, pele, pêlos, dentes, órgãos dos sentidos e sistema nervoso, incluindo o cérebro e medula espinhal, e a camada inferior, chamada endoderma que dará origem ao aparelho digestivo, o fígado, o pâncreas, as glândulas salivares e aparelho respiratório. O disco embrionário também possui uma camadaintermediária chamada mesoderma, que se transformará na camada interna da pele, dos músculos, esqueleto e os sistemas excretor e circulatório. Também durante a fase germinativa, o blastocisto dará origem aos órgãos da nutrição e proteção, a placenta, o cordão umbilical e o saco amniótico.
A placenta tem várias funções e mantêm-se ligada ao embrião através do cordão umbilical, que fornece ao bebê...
tracking img